20.6 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

10 dicas para garantir um bom pós-operatório depois da cirurgia plástica

O cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Marco Cassol, enumera as dez atitudes que fazem com que a cicatriz apareça mais do que a beleza de um novo nariz, abdômen ou contorno corporal. Saiba como evitá-las: 

1 – Fumar: uma das coisas mais importantes no pós-operatório é parar ou diminuir muito o cigarro, e isso deve ser combinado antes da cirurgia.

2 – Parar de comer ou comer errado: a nutrição e o aporte proteico e de vitaminas contribuem muito na cirurgia. Não é preciso mudar completamente a alimentação, mas deve-se adicionar à dieta frutas, verduras e proteína, animal ou vegetal.

3 – Não controlar os níveis: em pacientes com doenças crônicas, a que mais compromete a cicatrização é a diabete, mas também tem a pressão alta e a insuficiência renal.

4 – Pensar que toda cirurgia é igual: há peculiaridades. Em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica (redução de estômago), o cuidado com a anemia e o déficit de vitaminas precisa ser redobrado.

5 – Dormir pouco ou mal: pode parecer uma bobagem, mas cuidar da quantidade e da qualidade do sono é muito importante.

6 – Estressar-se: o paciente deve aproveitar esse momento da cirurgia para diminuir o ritmo e se auto avaliar, se sentir, se enxergar.

7 – Usar drogas: os alucinógenos causam desconexão e queremos que a pessoa esteja conectada. Dessa forma, mais rápida é a recuperação. 

8 – Não fazer o que o médico orientou: seguir as prescrições médicas é fundamental para uma boa recuperação.

9 – Descuidar da cicatriz: duas coisas que fazem com que ela fique com boa qualidade são a vascularização (aporte sanguíneo) e a tensão (quanto maior, mais alargada ficará a cicatriz).

10 – Usar qualquer coisa na cicatriz: sempre seguir a orientação do médico.

Por: Dr. Marco Cassol, cirurgião plástico.

Artigos relacionados

RECENTES