31 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

11ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e Adolescente é realizada em Campina Verde

Campina Verde – “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências” foi tema da 11ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, realizada pela Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, na tarde desta quinta-feira 08, no Centro Pastoral João Paulo II. A conferência teve como finalidade realizar debates, que fazem parte da base do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de propor metas que poderão fazer parte da pauta da Conferência Estadual que será realizada no ano que vem.

Estiveram participando da 11ª Conferência, presidentes de conselhos, associações de bairro, sindicatos, servidores municipais, representantes de escolas, do conselho tutelar, de entidades da cidade e pessoas preocupadas com as questões sociais do município.

A conferência também contou com várias apresentações culturais dos alunos que participam dos cursos oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). As apresentações tiveram início com a participação dos alunos do professor de viola caipira e violão Ricardo Lima, que interpretaram o Hino Nacional e também o Hino de Campina Verde.

O evento contou com a apresentação dos alunos do curso de capoeira coordenados pelo professor Fernando Rosa, além da apresentação da tradicional dança de catira e música também dos alunos do professor Ricardo Lima, e para fechar o quadro de apresentações não poderia ficar de fora a apresentação do aluno Devison do curso de teclado, que é coordenado pelo professor Luiz Chaves.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Jucy Marques, ressaltou a importância de realizar eventos como este, para o fortalecimento dos direitos da criança e adolescente “é aqui que a gente aborda os problemas que nós constatamos, as idéias nós vamos levar para a conferência estadual e para a nacional, a conferência aqui no município é a fase mais importante de todas as conferências que serão realizadas até o ano que vem” assegurou a presidente.

Após as apresentações dos alunos do CRAS, o Advogado e Consultor em Gestão Pública da Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba (AMVAP) Alexandro de Souza Paiva, apresentou em sua palestra as dificuldades enfrentas diariamente por milhões de crianças e adolescentes no país, além de reforçar a importância de realizar encontros como este, que tem como propósito o fortalecimento de políticas públicas que vão garantir um futuro melhor para essas crianças e adolescentes “esse é o momento ideal para falarmos dessa ação tão importante, que é falar de criança e adolescente, por que eles são o futuro e a esperança de algo melhor, de continuidade e com isso tudo vai dar certo lá na frente, e a gente vez falando esse ano sobre essa questão, todo dinheiro investido em criança e adolescente é um dinheiro que vai surgir muito efeito lá na frente” garantiu o palestrante.

Alexandro disse ainda que a participação das pessoas nas conferências municipais é de suma importância “as vezes a pessoa pensa, mais o que eu vou contribuir participando de uma conferência municipal dos direitos da criança e adolescente, vai contribuir muito, primeiro você discuti a realidade local e depois até pensar de forma comunitária a nível estadual e a nível de nacional. Muitas decisões que foram debatidas em outras conferências e que hoje trouxeram vários benefícios para a nação, para o país sairão dessas conferências municipais” salientou Alexandro.

Artigos relacionados

RECENTES