22.5 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

Aumento dos casos de Tuberculose em Ituiutaba preocupa agentes de saúde

O aumento do número de casos de Tuberculose diagnosticados em Ituiutaba preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. Em 2017 foram registrados 15 casos da doença aqui no município. Este ano, só nos dois primeiros meses de 2018, já foram confirmados seis novos casos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número aceitável é o surgimento de 10 novos casos ao ano, para cada 100 mil habitantes. Por isso a Tuberculose já está classificada como endêmica no município de Ituiutaba.

O Brasil ocupa a 16ª posição, entre todos os países do mundo, em número de casos da doença. Anualmente são registrados 70 mil novos casos e confirmadas 4,5 mil mortes em decorrência da Tuberculose. Estes números levaram o Ministério da Saúde a torná-la como uma das prioridades, oferecendo diagnósticos e tratamentos gratuitos pelo Sistema Único da Saúde (SUS).

“Para agilizar o diagnóstico da tuberculose aqui em Ituiutaba, foi intensificado a disponibilização, pela Secretaria Municipal de Saúde, do exame de baciloscopia. O material coletado pode ser entregue em todas as unidades básicas de saúde das Equipes de Saúde da Família e o exame é realizado pelo Laboratório Municipal”, destacou Elias Hércules, secretário municipal de Saúde.

Artigos relacionados

RECENTES