20.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

CIDES promove a 6ª edição do encontro regional de gestores ambientais em Prata

O prefeito Fradique Gurita juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Elias Manna, participaram na cidade de Prata recentemente, da 6ª edição do encontro regional de gestores ambientais, promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) em parceria com a Prefeitura de Prata.

O encontro reuniu secretários municipais e servidores da pasta do meio ambiente dos municípios consorciados. Os encontros regionais têm se firmado como importante ponto de encontro na troca de experiência e na construção de diretrizes na gestão ambiental em nível municipal e regional.

Na abertura do evento, o anfitrião prefeito de Prata, Dr. Anuar Arantes, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de encontros desta natureza. Já o presidente do CIDES e prefeito de Campina Verde, Fradique Gurita da Silva, ressaltou que o consórcio busca constantemente discutir assuntos de importância aos municípios consorciados e também aproximar a gestão municipal do desenvolvimento sustentável contínuo e promissor.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Elias Manna Teixeira acompanhado do Técnico Sergio Salvador e do ambientalista Dr. Amiraldo Teixeira dos Santos, ressaltou que a Prefeitura de Campina Verde está se preparando para a municipalização do licenciamento ambiental.

Durante o evento foram realizadas palestras técnicas enfocando os seguintes temas “Municipalização, o que muda com as normativas Supram: DN 217; DN 213 e alterações da DN 219; e Infra estrutura de Dados Espaciais (IDE-SISEMA)” com técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente – SISEMA, além das discussões sobre as normativas que vem auxiliando os gestores municipais na atualização de informações e evitando assim que os processos de licenciamento possam incorrer em irregularidades.

O evento também contou com palestra sobre captação de recursos e as possíveis alternativas; as diferenças entre associações e cooperativas. Para finalizar o evento os participantes realizaram uma visita à Cooperativa de Agentes Ambientais da cidade de Prata.

Artigos relacionados

RECENTES