22.9 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Capacitação garante profissão e futuro melhor

Na primeira etapa presente em cinco municípios, Programa Juventudes cresce e passa a contemplar mais 15 cidades e cerca de 15 mil jovens de 12 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais

 

Minas Gerais – Gustavo Nathan (16 anos) e Pablo Kenedy (23 anos) não se conhecem. Um é de Belo Horizonte e sonha ter uma confeitaria própria. Já o outro é de Contagem, no Território Metropolitano, e acredita que vídeos na internet explicam mais do que textos e são ótima fonte de aprendizado. Moradores de áreas de alta vulnerabilidade, eles passaram, no ano passado, por curso de qualificação e aprenderam um ofício.

Só quem é jovem sabe o valor de uma oportunidade na vida! Sabe e reconhece quando lhe é dada. Exemplo disso está nas histórias desses jovens que foram beneficiados pelo Projeto Trampos, uma linha de atuação dentro do Programa Juventudes.

O programa é uma ação do Governo de Minas Gerais, executada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que busca promover a inclusão social e produtiva das juventudes.

Iniciado em 2017, o Projeto Trampos atendeu cerca de 2.100 jovens de cinco municípios: Belo Horizonte, Betim, Contagem e Ribeirão das Neves, no Território Metropolitano, e Passos, no Território Sudoeste. Entre estes milhares de participantes, as histórias de Gustavo e Pablo se encontram na perspectiva do projeto, que busca a promoção da autonomia de jovens de 15 a 29 anos em situações de vulnerabilidade e risco social.

Em sua primeira edição, o Trampos foi organizado pela coordenação do Programa Juventudes em diálogo com os secretários municipais de Assistência Social, além de ter como referência o saldo de emprego e desemprego da época, obtidos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Dentre os cursos ofertados havia Confeitaria, Desenvolvedor de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Assistente de Produção Cultural e Mecânica de Motos. Agora, para a edição deste ano o Governo de Minas Gerais preparou um cronograma que valoriza ainda mais o protagonismo juvenil.

“Para 2018, o programa está organizado em três pilares: planejamento participativo, educação profissional e articulação para geração de emprego e renda”, explica a técnica do Programa Juventudes, Michelle Guimarães. A realidade e demandas de cada município vão pesar na escolha do conteúdo, decidida em conjunto com as comunidades.

Projeto mais encorpado

Nesta que é a primeira ampliação do Trampos, as ações estão chegando às cidades de Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, São João del-Rei, Teófilo Otoni e Uberlândia, além da continuidade nas cidades atendidas em 2017.

A execução do projeto contará com apoio das Diretorias Regionais da Sedese e das Superintendências Regionais de Ensino. De todos os serviços ofertados, apenas para os cursos de qualificação profissional serão necessárias inscrições prévias.

Artigos relacionados

RECENTES