21.9 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Ações em Monte Carmelo e Ituiutaba dão início ao ‘Setembro Amarelo’

 “Falar é a melhor solução”. Este é o slogan da campanha Setembro Amarelo, que consiste em um mês de ações de prevenção ao suicídio e teve início no ano de 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades nacionais, como o Centro de Valorização da Vida (CVV). 

Na Universidade Federal de Uberlândia, a campanha foi rebatizada como “Mês para a Vida – Setembro Amarelo”. Ela vem sendo promovida há três anos, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio das suas Divisão de Saúde (Disau) e Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve). As atividades da edição de 2019 começaram na tarde da última quinta-feira, dia 5, com a Roda de Conversa “Precisamos falar sobre o suicídio”, mediada pela psicóloga Meirilane Naves, no Campus Monte Carmelo.

 Já na última sexta-feira, 6, a movimentação aconteceu no Campus Pontal, em Ituiutaba, com apresentações culturais, mesa “Amarelo para Além de Setembro”, palestra “A Importância da escuta na prevenção do suicídio” (por Nilo Nascimento Lucas de Lima, médico psiquiatra do CAPS – Tio Doc), duas rodas de conversa e encerramento em um piquenique coletivo, com a oficina de sensibilização “Amar + Elo”.

A programação terá continuidade em todas as unidades da instituição ao longo das próximas semanas, se estendendo até o próximo dia 26. O “Dia D” será terça-feira, 10, quando estão agendadas atividades nos campi Santa Mônica, Umuarama, Pontal, Patos de Minas e Monte Carmelo. Para mais detalhes, acesse as páginas da Proae no Facebook e no Instagram.

Artigos relacionados

RECENTES