23.8 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Aktuellmix e Ministério da Cidadania realizam evento de encerramento da primeira edição do projeto Ilha da Imaginação, com patrocínio da SPIC Brasil, em São Simão

São Simão – O projeto Ilha da Imaginação encerra o ano de 2019 com a formação de 120 alunos no curso de capacitação profissional para produção de conteúdo voltado à leitura e ao audiovisual. A primeira turma presencial foi formada por alunos de 10 a 15 anos de escolas públicas de São Simão (GO). Além disso, outras mais de 10 mil crianças e adolescentes de escolas do entorno da cidade participaram de 250 oficinas itinerantes voltadas à leitura e ao audiovisual, ao longo de seis meses.

O encerramento da primeira edição do projeto contou com a presença de autoridades locais na praça central de São Simão e exibiu um vídeo produzido pelos alunos no curso. A oportunidade de qualificação teve início em junho deste ano, onde as crianças e jovens aprenderam técnicas de leitura, redação e a criar um filme animado por meio das aulas oferecidas três vezes por semana.

Dividido em três módulos, o curso incluiu a leitura como parte fundamental no processo criativo para a redação de textos, além de introdução às técnicas de animação, como 2D e stopmotion. Já na segunda frente, as Oficinas Itinerantes passaram por 31 escolas públicas de Minas Gerais e Goiás. O Ilha da Imaginação é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização de Aktuellmix, Instituto Maker, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal e patrocinado pela SPIC Brasil.

Na sessão de encerramento na cidade que abriga a Usina Hidrelétrica São Simão, atualmente sob concessão da SPIC Brasil, estavam presentes cerca de 1500 pessoas, além do prefeito do município, o Ibinho; o Chefe de Gabinete, João Paulo Medeiros; o responsável pela Comunicação da Prefeitura, Neilo Costa; e o Secretário Gestor de Contratos, Clayton Alves. O prefeito destacou a importância que o projeto trouxe para as crianças da cidade. “Estamos encantados com a qualidade do programa que nossos pequenos cidadãos produziram e só tenho a agradecer à SPIC Brasil e ao Governo Federal pela oportunidade de viabilizar um curso dessa magnitude na nossa cidade. Estou muito feliz que o Ilha da Imaginação terá continuidade no ano que vem”, afirmou Ibinho.

Paulo Tripode, gerente de operações hidrelétricas da SPIC Brasil, ressaltou que o projeto vai ao encontro dos valores de engajar jovens da região e inspirá-los para um futuro promissor. “Queremos contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, destaca.

Os professores em sala de aula são profissionais especializados – como desenhistas, publicitários, jornalistas – e o curso conta ainda com um centro, com toda estrutura necessária para a dedicação ao aprendizado voltado à cultura, como um laboratório digital.

Mais informações sobre o projeto, que terá continuidade em 2020, estão em www.ilhadaimaginacao.com.br.

Artigos relacionados

RECENTES