27.4 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Alcoólicos Anônimos é instituído em Cachoeira Dourada de Minas

Cachoeira Dourada de Minas – O grupo de alcoólicos anônimos batizado como Fênix é uma nova realidade que já está há mais de quatro meses prestando um importante serviço na cidade de Cachoeira Dourada de Minas.
O grupo foi instituído através de um parceria das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, por meio dos  trabalhos das assistentes social Dhienifer Oliveira Costa, Alexsandra Alves Rocha e Lívia Julia Santos, juntamente com a coordenadora do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Maria Aparecida Ferreira, que através da solicitação da assistente social Dhienifer  buscou parceria com o Grupo AA Compreensão, da cidade de Uberlândia-MG, com o objetivo de realizar um trabalho de reabilitação com os usuários e dependentes do álcool da cidade de Cachoeira Dourada.
A psicóloga Maria Aparecida Ferreira, destaca que o alcoolismo é hoje considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma doença que provoca dependência e destrói milhares de vidas e lares no mundo todo, sendo ela causadora de inúmeros  acidentes de trânsito, brigas e mortes desnecessárias, pois o álcool tem o poder de alterar o sistema nervoso central, inibindo o raciocínio, o equilíbrio motor e pensamentos.
O AA é uma entidade autônoma, independente sem fins lucrativos, o qual é mantido pelos próprios participantes, mas devido à necessidade e as dificuldades em sua criação no município, o AA atualmente está realizando suas reuniões no prédio do PSF ‘Álvaro Ozório’, todas as sextas-feiras, da 19 às 21 horas, sendo as reuniões regidas pelos membros do AA de Uberlândia, através da colaboração semanalmente das assistentes sociais e da psicóloga, que almejam que no futuro próximo e com a ajuda de toda comunidade  o grupo se torne alto sustentável e que  consiga realizar suas atividades por si só.

Atualmente, estamos com dois membros que não fazem mais uso do álcool. Parece pouco, mas para os colaboradores do projeto esse número é uma grande vitória.

Artigos relacionados

RECENTES