20.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Algar Telecom realiza os primeiros testes com 5G

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar que atua no setor de telecomunicações e TI, realizou na primeira quinzena de agosto, seus primeiros testes com a tecnologia 5G. Após obtenção da licença de permissão da Anatel para uso da faixa de 3,5 MHz em caráter de teste e pesquisa científica, a experimentação foi realizada em laboratório, com a cooperação da multinacional Huawei e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os testes foram feitos com o smartphone Huawei Mate 20X 5G, ainda não disponível comercialmente; em dispositivos roteadores domésticos (similares aos usados hoje no Wi-Fi) do modelo Huawei 5G CPE Wifi 6; e no dispositivo de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one.

“Hoje, há pouquíssimos dispositivos compatíveis com o 5G no mercado ou mesmo com placas de rede que suportem velocidades superiores a 1 Gbps. No futuro, essa oferta será ampliada e poderemos verificar, por exemplo, como será a experiência de vídeo em TV’s 8k”, explica Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom.

Embora a Algar Telecom já tenha o serviço em caráter de testes, sua comercialização ainda dependerá do leilão das faixas de 5G, previsto pela ANATEL para 2020. “Trazemos sempre o que há de mais avançado para as áreas de atuação da Algar Telecom, então estamos bastante otimistas com as preparações para a chegada do 5G, para oferecermos aos nossos mais de 1 milhão de clientes móveis essa evolução tecnológica e também por se tratar de uma tecnologia indispensável para o aumento da competitividade do Brasil”, finaliza.

Artigos relacionados

RECENTES