Confira os nutrientes indispensáveis para a saúde da gestante e do bebê

Comer por dois na gravidez, a maioria das pessoas já sabe que não representa saúde. O ideal é que a alimentação seja equilibrada em nutrientes para o bom desenvolvimento da criança e saúde da grávida.

Os nutrientes presentes nos alimentos são essenciais para cada etapa de desenvolvimento da criança, e claro, a alimentação correta também reflete sobre o peso saudável da gestante.

O que comer em cada fase da gestação?

Primeiro trimestre – Nessa fase da gravidez, a ingestão de ácido fólico e ferro é primordial. Neste primeiro momento da gestação, ocorre no corpo da mulher o aumento da frequência cardíaca e volume de sangue, que é uma transformação necessária para o início da formação da criança.

O ferro pode ser encontrado nos alimentos: carnes, ovos, feijão, lentilha, fígado e nas hortaliças como espinafre, couve e beterraba.

O ácido fólico pode ser encontrado principalmente nas folhas verde-escuras dos alimentos como: espinafre, alface, couve, brócolis, entre outros. Para manter as propriedades dos alimentos, o ideal é que em caso de cozimento, seja preferido o método a vapor, que conserva melhor os nutrientes dos alimentos.

Segundo trimestre – Alimentos ricos em vitamina C precisam fazer parte dessa etapa da gravidez, isso porque esse nutriente atua diretamente na formação do colágeno da pele e no desenvolvimento dos ossos e cartilagem da criança, além disso, é um nutriente importante para fortalecer o sistema imunológico da gestante. A vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas em geral e em hortaliças como brócolis, pimentões, tomate e couve-flor.

A vitamina B6 também é indicada para este período da gestação e ajuda no ganho de peso do feto e até na prevenção da depressão pós-parto. Essa vitamina está presente no milho, no fígado, frango, no peixe, no leite e derivados, entre outros.

O magnésio também é importante para o segundo trimestre da gravidez e é importante para a formação e crescimento dos tecidos do corpo. Pode ser encontrado nas sementes oleaginosas, frutos do mar, cereais integrais, entre outros.

Terceiro trimestre – Já nessa fase, é importante consumir mais cálcio e vitamina D, nutrientes essenciais para a formação óssea do bebê. O cálcio está presente no leite e derivados, na soja e derivados, no tofu e gema de ovo. Já a vitamina D está presente no leite e derivados, nos ovos e fígado. Vale lembrar que a vitamina D necessita do banho de sol para a fixação do cálcio nos ossos.

Alimentação saudável do primeiro ao último dia de gestação

Como nem sempre é possível ingerir a quantidade ideal de nutrientes por meio da dieta alimentar, a utilização de suplementos vitamínicos voltados para a gestante pode ser recomendada pelos médicos, como é o caso da FamiGesta, suplemento vitamínico que reúne todas as vitaminas essenciais para a saúde do bebê e da mulher.

Vale ressaltar que todos esses nutrientes devem ser consumidos em todas as etapas da gravidez.

COMENTE NO FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here