20.2 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Amagis prestou homenagem as mulheres

A Amagis homenageou nesta quinta-feira, 8, as mulheres, magistradas, esposas e pensionistas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com uma palestra da psicóloga e apresentadora de TV Érica Machado, que abordou o tema “A felicidade é uma decisão”. O evento marcou também a inauguração das obras de revitalização e modernização do auditório, que fica no segundo andar da sede da Associação.

Na abertura da celebração, o presidente Maurício Soares falou sobre a valiosa contribuição das magistradas mineiras para o fortalecimento do Judiciário e a busca por uma justiça mais célere, humanizada e próxima do cidadão. “É fundamental reafirmar o respeito de toda a Magistratura às mulheres magistradas que, apesar da dupla jornada, combinam com maestria a dedicação ao trabalho e à família”, disse.

Maurício Soares destacou o papel do Judiciário no combate à violência de gênero. De acordo com ele, o objetivo maior é lutar contra todas as formas de agressão e discriminação às mulheres, para que o país possa ser mais pacífico, justo, generoso e sustentável.

Em seguida, o presidente da Amagis transferiu simbolicamente a presidência da Associação para a vice-presidente Administrativa, juíza Cristiana Gualberto, “reafirmando a força e a autonomia das mulheres dentro e fora da Magistratura e do Poder Judiciário, em toda a sociedade mineira e brasileira”.

A presidente em exercício da Amagis, Cristiana Gualberto, agradeceu ao desembargador Maurício e à Associação pelas homenagens que, segundo ela, reafirmam o posicionamento de vanguarda da Amagis junto à Magistratura e ao Poder Judiciário. “São bandeiras históricas da Associação: a integração de toda a classe e a democratização de nosso Judiciário”, afirmou.

Em seu discurso, Cristiana Gualberto enfatizou os avanços conquistados pela mulher brasileira durante séculos, nos setores privado e público, especialmente no Judiciário, um ambiente historicamente masculino. “O protagonismo da mulher avançou e continua avançando sobre espaços historicamente ocupados por homens”, disse ela, citando hoje as posições de poder ocupadas por mulheres, dentre elas, as ministras Cármen Lúcia e Laurita Vaz, nos comandos do STF e STJ, respectivamente; a procuradora Raquel Dodge, na Procuradoria-Geral da República; e Grace Maria Mendonça, na Advocacia-Geral da União. “Essas posições representam uma grande conquista, mas ainda é pouco, porque há uma grande desproporção na distribuição de cargos entre homens e mulheres nas instâncias superiores”, disse.

A presidente em exercício da Amagis encerrou seu discurso ressaltando que o dia de hoje é de celebração. “Hoje é para celebrar as conquistas e renovar os valores femininos em nosso Judiciário, em nosso Estado e no País”, enfatizou.

 Lucinda Alvarez

Durante o evento do Dia da Mulher, a Amagis rendeu homenagem à saudosa pensionista Lucinda Alvarez de Oliveira Leite, em reconhecimento e agradecimento pela dedicação e trabalho social desempenhado durante a vida em parceria com a Associação. “Fica aqui o nosso muito obrigado por tudo que ela ajudou a construir em favor das crianças e adolescentes carentes”, disse o presidente Maurício Soares, referindo-se ao Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), idealizado e fundado por Lucinda Alvarez há mais de 30 anos em Belo Horizonte.

 

Auditório

A noite especial de homenagem às mulheres foi escolhida para inaugurar as obras de modernização do auditório da Amagis, que passou por ampla reforma nos últimos seis meses. As mudanças visaram melhorar a acessibilidade, a climatização, a estrutura técnica e o espaço destinado à recepção de magistrados e convidados que participam de palestras, seminários, reuniões e assembleias promovidos pela Associação.

 

 

Foto

Foto 2 amagis

Artigos relacionados

RECENTES