24.5 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Autismo tem semana de conscientização

Como aprendi a brincar com meu filho? Meu aluno tem transtorno do espectro autista (TEA), o que fazer na sala de aula? Como vencer ainda desafios no mercado de trabalho? Questões como essas vão estar no centro das atenções de especialistas, pais, educadores, artistas e pessoas com TEA durante a Semana de Conscientização sobre o Autismo, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e por 32 entidades parceiras.

A programação será aberta nesta segunda-feira (2/4/18), às 14 horas, com o Fórum Intersetorial sobre a legislação relacionada ao assunto, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1212 – Centro). Ainda na segunda, e até o domingo (8), o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo mineiro, estará iluminado com a cor azul, que marca a campanha de conscientização sobre o autismo em todo o mundo.

Nos demais dias, até o encerramento na sexta (6), as atividades realizadas em vários espaços da ALMG incluem audiências públicas, simpósio com palestras e debates, rodas de conversa, exposições artísticas, lançamentos de livros, cinema comentado e oficinas. Todas as atividades são gratuitas e para algumas há possibilidade de inscrição prévia.

Realizadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, as audiências públicas serão na terça (3), às 16 horas, sobre a judicialização de demandas do autista, e na quarta (4), às 14 horas, sobre a inclusão social do autista, ambas no Auditório da Assembleia.

“O propósito da semana é reforçar o movimento mundial de esclarecimento acerca desse tema, incentivando ações e eventos para conscientizar a sociedade acerca dos direitos da pessoa com transtornos do espectro do autismo”, frisa o presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD).

Para o parlamentar, a inexistência de políticas estruturadas para atender às demandas específicas dessas pessoas e suas famílias justifica a necessidade de conscientização acerca do assunto, com vistas à superação de desafios.

Artigos relacionados

RECENTES