25.8 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Bombeiros ministram palestra de Primeiros Socorros no IFTM

Na noite dessa segunda-feira, 23 de setembro, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba ministrou uma palestra sobre Primeiros Socorros para a turma de Eletrotécnica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM.
A palestra teve como ênfase os casos de maiores índices de atendimento, com seus respectivos procedimentos. Também foram abordados casos mais graves e complexos, demonstrando as etapas corretas e seguras de atendimento.
Os Bombeiros pediram a participação dos alunos durante a palestra, para que eles fizessem na própria sala de aula os procedimentos apresentados, tendo contato prático com as situações, corrigindo e tirando as dúvidas quando necessário.
A segurança da cena para se iniciar os trabalhos de primeiros socorros foi discutida em sala de aula. Simulados de acidentes em rodovia, ou mesmo em acidentes com a rede elétrica foram abordadas para que os alunos entendessem a importância desse ato para se trabalhar em segurança no Atendimento Pré-Hospitalar – APH.
Avaliação da vítima e os primeiros procedimentos também foram treinados em sala de aula. Bonecos foram utilizados para o treinamento dos alunos que realizaram a RCP – reanimação cardiopulmonar em casos de parada cardiorrespiratória.
Também foi trabalhado em sala a manobra de Heimlich, utilizada para o desengasgo tanto de adultos, quanto crianças e recém-nascidos.
Apesar da intensa demanda dos Bombeiros, o comando entende e prioriza as ações preventivas, como as palestras. Com ênfase na propagação do conhecimento para que a sociedade tenha a habilidade necessária de realizar os primeiros socorros o quanto antes, aumentando as chances de êxito nos acidentes.
Bombeiros Militar, o amigo certo nas horas incertas.

Artigos relacionados

RECENTES