20.9 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Bromidrose – O que é, causa e tratamento

A bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. Ela é causada devido à decomposição do suor por bactérias encontradas principalmente nas axilas e nos pés. É mais comum em pessoas que transpiram muito nessas áreas. É determinada pelas secreções das glândulas apócrinas (glândulas sudoríparas presentes nas axilas, zonas genitais, mamilos e zonas da face masculina com barba, que liberam o seu conteúdo no folículo capilar).

Segundo a dermatologista Dra. Bárbara Carneiro, existem outros fatores que podem contribuir com a bromidrose: higiene inadequada, hiperidrose ou uma proliferação anormal de bactérias. “A obesidade, a diabetes mellitus, o intertrigo, entre outras, também podem favorecer o quadro”, diz a médica.

O tratamento pode ser feito com antibióticos tópicos, desodorantes com sais de alumínio ou com aplicações de toxina botulínica. Somente um médico dermatologista é capaz de avaliar o caso e prescrever o tratamento adequado. A dica também é fugir das receitinhas caseiras que podem agravar a situação.

Artigos relacionados

RECENTES