24.6 C
Ituiutaba
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Cabeça cheia? Veja essas dicas para ativar a criatividade nos negócios

Em tempos de turbulência na economia e nebulosidade sobre o futuro do país, resta um caminho: investir na criatividade nos negócios e apostar mais do que nunca em ideias inovadoras.

É a partir das dificuldades que você é impulsionado a sair da zona de conforto. No lugar do estresse e preocupação, usar o cérebro e todo o seu potencial a favor do empreendedorismo. É possível? Vamos conferir alguns exemplos práticos e, para isso, contamos com as dicas do consultor empresarial Adriano Nodari. Acompanhe.

Criatividade é um mercado em constante ascensão

O cenário digital e as constantes transformações exigem negócios flexíveis com alto potencial de inovação. Empreendedorismo não é um espaço para pessoas que buscam estabilidade, mas movimento e impacto através de ideias.

Grandes empresas possuem departamentos dedicados ao setor criativo e de inovação. Engenheiros e especialistas em Inteligência Artificial trabalham constantemente no aperfeiçoamento de novas técnicas que unem a ciência e a tecnologia.

Para o pequeno negócio é incabível pensar num departamento de inovação por conta do alto investimento. Porém, existem maneiras de ativar a criatividade nos negócios com investimentos mínimos, como as habilidades pessoais.

“O empresário tem uma rotina muito agitada e o que muitas vezes ocorre é a falta de tempo para aplicar o seu potencial criativo. Entre um atendimento e outro, é preciso manter a mente aberta ao questionamento. Afinal, será que não existem maneiras diferentes de atuar?”.

Nodari fala sobre a necessidade de dedicar pelo menos uma hora do dia para a leitura de um livro ou anotações de ideias que lhe veio. “O questionamento é o portal para qualquer ideia criativa”, completa.

Seja multidisciplinar

Está cansado da rotina de sempre e os mesmos assuntos abordados pelos profissionais da sua área? Talvez este cenário não contribua em nada para a sua criatividade. Olhar o mercado a partir de novas perspectivas é essencial para obter insights.

O momento em que está imerso num ambiente multidisciplinar tem uma compreensão ampla de como o mercado atua de forma global. Um setor está atrelado ao outro e essa troca é fundamental para os avanços que serão exigidos no futuro.

“Com o exemplo da Inteligência Artificial que está unida à ciência e a medicina. A engenharia tem um papel de suma importância para o desenvolvimento técnico de diversas áreas, logo, o futuro será a imersão de áreas distintas com um único objetivo: a disrupção e o avanço constante”, explica.

É preciso de vez em quando deixar o clubinho de sempre e ouvir profissionais de áreas diferentes das suas. Esse é um passo essencial para executar a criatividade segundo o consultor empresarial.

Não esqueça o descanso

Dedique pelo menos um dia na semana para fazer o que gosta e precisa. Mas relacionado a você, ao seu bem-estar, lazer, autocuidado. Não existe uma área no cérebro responsável pela criatividade, porém, comportamentos podem conduzir e fortalecer conexões e circuitarias relacionadas.

A imaginação depende da experiência que compartilhamos em nossa rotina. Se você está num ambiente em que a pressão e o estresse não dão trégua, será difícil enxergar resoluções criativas para os problemas que enfrenta.

“Não existe cérebro criativo no caos e estresse, portanto, cuide bem da sua saúde física e emocional, respeitando a necessidade de lazer e pausa em algum momento”, aconselha.

Inspire-se nas crianças

Precisamos dar alguns passos ao passado e retornar às nossas raízes comportamentais.  O intuito é recordar e praticar condutas que foram apagadas pelas circunstâncias do universo adulto.

Cegos pela rotina, muitas vezes deixamos de questionar ou mesmo enxergar processos importantes, inclusive na área em que estamos com problema. Faça mais perguntas no seu dia a dia e queira entender as razões para determinados comportamentos e processos, por mais simples que sejam.

As crianças são questionadoras ávidas, portanto são exemplos quando o tema é criatividade. “Observe como as empresas de sucesso realizam determinada atividade, o porquê realizam dessa forma e como você pode executar de maneira diferente a partir dos mesmos recursos”, exemplifica o consultor.

Como fortalecer os circuitos de criatividade:

  • Seja um observador;
  • Cuide da insônia;
  • Assista a filmes, vá a peças de teatro e inclua atividades artísticas;
  • Escreva e leia no mínimo uma vez por dia;
  • Tenha momentos de lazer e descanso;
  • Busque desafios;
  • Tenha paixão pelo que faz;
  • Movimente o seu círculo social;
  • Insira os jogos no momento de lazer;
  • Viaje;

Priorize a alimentação e saúde.

Artigos relacionados

RECENTES