20.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Capinópolis se mobiliza para evitar novos prejuízos causados pela chuva

Capinópolis vive desde os últimos dias de novembro de 2017, um grande problema. Tanto no dia 29/11, como agora em janeiro, mas especificamente no dia 07, o grande volume de chuvas, provocou muitos prejuízos materiais em vários pontos da cidade.

A administração municipal tem agido, verificando os locais de onde surgem as maiores enxurradas, para se planejar ações que possam resolver ou, pelo menos, minimizar o problema.

No último dia 10, esteve em Capinópolis uma equipe do setor de engenharia da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, coordenada pela engenheira civil Joice Roberta, que se reuniu com o prefeito Cleidimar Zanotto, e representantes das secretarias de Meio Ambiente – Vilson Bernardeli, Planejamento – Lussane Pricinoti e Obras – Gilson Nunes e o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Wester Martins, onde se discutiu ações para o problema.

Logo após o almoço, a secretária de planejamento Lussane Pricinoti acompanhou a equipe em visita aos vários pontos que sofreram com a força das águas.

“Nós estamos visitando todos os pontos e vamos apresentar um planejamento de ações a curto, médio e longo prazos para o município agir visando solucionar os problemas”, disse a Dra. Joice.

O prefeito Cleidimar Zanotto disse que após a primeira chuva, foram feitos alguns bolsões no alto do residencial Portal dos Ipês e que ele esteve pessoalmente no local nos últimos dias, juntamente com o vereador Joãozinho, que trabalha no Grupo Transcap, que é proprietária da área no alto do Residencial, discutindo com ele e, posteriormente, com o proprietário, Paulo Nascimento e outros proprietários, a construção de curvas de nível após a colheita da safra a fim de se evitar que a enxurrada desça da propriedade rural para a cidade.

O município está pagando aluguel para algumas famílias que foram retiradas de áreas de risco e de uma família que teve a casa interditada pelos bombeiros.

“No dia 22 deste mês vamos novamente a Brasília, onde nos reuniremos na Defesa Civil, demonstrando os relatórios do problema vivido por Capinópolis e buscando ajuda para algumas ações que vamos realizar. O que for possível fazer com os recursos próprios do município nós faremos”, arrematou o prefeito.

Artigos relacionados

RECENTES