30.9 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

CGE e Fiemg se unem para promover integridade nas indústrias

 

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) deram início às ações de fomento à integridade nas empresas mineiras. Recentemente, o Controlador-Geral Rodrigo Fontenelle e o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, fizeram uma reunião de alinhamento e discutiram os principais pontos do acordo de cooperação técnica assinado no fim de 2018.

“Precisamos cada vez mais investir em prevenção e de maneira conjunta. Os órgãos de controle, entre eles a CGE, sociedade e empresas precisam atuar juntos para prevenir e combater a corrupção. Agora, daremos início às atividades, buscando dar efetividade ao termo de cooperação”, afirmou Fontenelle.

Para Flávio Roscoe, é fundamental essa atuação em rede. “É importante quando os órgãos de controle trazem soluções inovadoras, precisamos construir mais ações juntos. Para as empresas é primordial, porque muitas não têm como investir em grandes contratações para formular programas de compliance”, afirmou.

A partir de agora, a CGE irá participar ativamente dos eventos e capacitações da Fiemg para tratar do tema ética e integridade nos negócios. Juntos, os órgãos irão construir publicações, informativos e conteúdos técnicos para distribuição nas indústrias. Serão desenvolvidas ações conjuntas de transparência no Estado e capacitações virtuais, uma delas inspirada no curso Gestão de Riscos no Setor Público, disponível na plataforma virtual da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e que foi ministrado pelo próprio Controlador quando atuava no Ministério do Planejamento.

A parceria está em consonância ao Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI), instituído pelo Decreto 47.185/2017. O objetivo é fortalecer o ambiente de integridade nas duas instituições e apoiar essa cultura entre colaboradores, incentivar a construção de programas específicos de conformidade, a criação de códigos de conduta ética, transparência, gestão de riscos, melhoria nos controles internos e fomentar a governança nas empresas.

Artigos relacionados

RECENTES