22.5 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

CIFE promove ação de conscientização no Dia Mundial da Incontinência Urinária

14 de março é o Dia Mundial da Incontinência Urinária. Em virtude disso, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Centro Integrado de Fisioterapia e Educação Física (CIFE), promoveu ações abordando o assunto.

“Xi escapou! Não tenha vergonha, trate”, foi o tema usado ao longo do dia. No período da manhã, durante a caminhada de conscientização, foram transmitidas à população informações sobre causas, sintomas e tratamento da incontinência urinária.

Na Sede do CIFE, a Fisioterapeuta especialista em Uroginecologia, Dra. Milena Nascimento Guimarães, ministrou palestras sobre formas de prevenção e cuidados diários para manter a saúde em dia, além de esclarecer dúvidas dos participantes.

“Sem idade definida para o surgimento, a perda involuntária de urina pode afetar a vida social, afetiva e emocional do indivíduo. Ela é comum em mulheres, podendo acometer 50% delas em alguma fase de suas vidas. Já em homens acomete com menos frequência. É possível listar algumas causas: obesidade, tosse crônica dos fumantes, partos normais complicados, entre outros. É de fácil prevenção e tratamento e a fisioterapia pélvica vem tendo grandes resultados e garante melhor qualidade de vida para todos”, orientou Milena.

A coordenadora do CIFE, Dra. Dayanne Franco, revelou que é uma doença comum, mas as pessoas não falam e não sabem sobre ela. Por isso a iniciativa de abordar o tema.

“Se identificou os sintomas, não tenha vergonha, procure o CIFE. Temos uma profissional especializada para tirar suas dúvidas”, ressaltou Dayanne.

Artigos relacionados

RECENTES