24.5 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Combate ao racismo mobiliza estudantes e professores da rede estadual de ensino

Nos últimos quatro anos, a criação de políticas públicas para inclusão da temática da igualdade racial nas escolas estaduais ajudou a mudar a realidade de muitos jovens que sofrem com o racismo diariamente.

“Em 2015, apenas 20% das escolas da rede estadual de Minas Gerais tinham projetos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira. Hoje, esse percentual ultrapassa 80%”, sinaliza a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Iara Pires Viana.

No Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a educação estadual tem motivos para comemorar os avanços conquistados desde 2015.

“Os trabalhos em sala de aula têm contribuído para aumentar a autoestima dos estudantes que, muitas vezes, viviam situações de racismo e discriminação racial e não conseguiam se posicionar frente a esses tipos de situação”, afirma Andréia Martins da Cunha, coordenadora da Educação das Relações Étnico-raciais da SEE.

 

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria de Estado de Educação também promove, nesta terça-feira (20/11), a IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial. O evento será realizado simultaneamente em todo o estado.

A expectativa da Secretaria de Estado de Educação é a de que, assim como nos anos anteriores, o ato mobilize não só estudantes e funcionários, mas também as comunidades e instituições de ensino municipais localizadas no entorno das escolas estaduais

Artigos relacionados

RECENTES