19.8 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Confira 10 situações que permitem faltar no trabalho sem desconto do salário

Entre as obrigações do trabalhador com seu empregador está, é claro, o comparecimento ao trabalho durante os dias acordados em contrato, sob pena de desconto no salário, advertência e até demissão por justa causa. Existem, no entanto, algumas situações em que o empregado pode faltar sem qualquer prejuízo em seus rendimentos mensais. Confira na lista abaixo 10 casos em que a ausência é permitida:

  1. Atestado

O caso mais comum é o de falta no emprego mediante apresentação de atestado médico por motivo de doença ou acidente de trabalho.

  1. Doação de sangue voluntária

A doação de sangue permite ao funcionário faltar um dia por esse motivo.

  1. Alistamento eleitoral

Precisa tirar o título de eleitor? Você tem direito a até dois dias de folga, consecutivos ou não, para o alistamento eleitoral e cumprimento da obrigação.

  1. Serviço militar

O empregado que estiver cumprindo qualquer exigência do serviço militar poderá faltar no trabalho sem desconto de salário.

  1. Vestibular

O empregado também pode faltar sem prejuízos no dia em que estive realizando provas de exame vestibular para “ingresso em estabelecimento de ensino superior”.

  1. Casamento

O funcionário que se casar tem direito a tirar até três dias consecutivos de folga,

  1. Comparecimento à Justiça

De acordo com a legislação, também é permitido faltar quando a pessoa é convidada a participar de um processo, participando, por exemplo, como testemunha.

  1. Reunião de organismo internacional

Dirigentes sindicais que precisem participar de reuniões oficiais de organismos internacionais também podem faltar sem desconto.

  1. Acompanhar o companheiro em consultas relacionadas à gravidez

Pouca gente sabe, mas é possível ter até dois dias de folga para acompanhar consultas médicas e exames durante o período de gravidez.

  1. Levar filho em consulta

O empregado tem direito a um dia por ano para levar o filho de até seis anos em consultas médicas.

 

Fonte: yahoo.com

Artigos relacionados

RECENTES