19.8 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Conselho do Patrimônio autoriza restauração da praça

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis reuniu-se no último dia 08 de novembro para discutir importantes assuntos dentre eles a autorização para a restauração da Praça João Moreira de Souza, tombada como Patrimônio Cultural da cidade.

A reunião aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e estavam presentes a Presidente do Conselho Júlia Vieira Alvarenga, os membros Iracilda Pereira Duarte, Zoraine Vilarinho, Dr. Janeir Parreira, Valdair Bernardeli, Queli Franco, a arquiteta e Secretária Municipal de Planejamento Lussane Priscinotti e o historiador Cláudio Scarparo Silva.

Lussane apresentou para os conselheiros a intenção do município em preservar a praça e melhorar sua iluminação. O prefeito Cleidimar Zanotto tem apoiado as ações de proteção do patrimônio cultural da cidade com forma de preservar a memória e identidade do município, para tanto levou a proposta para apreciação do conselho. Após ouvir as informações da arquiteta Lussane os conselheiros aprovaram por unanimidade as intervenções de melhoria nas instalações elétricas e iluminação da praça.

Também o membro do conselho Dr. Janeir Parreira trouxe ao conhecimento dos conselheiros que está sendo enviado à Câmara Municipal duas propostas de lei. Uma é a de regulamentação de apresentações circenses na cidade, visando uma melhor recepção dos grupos circenses em Capinópolis, valorizando dessa maneira as atividades culturais, e o outro é uma emenda ao Código de Posturas Municipais implementando a regulamentação de sinalização do Patrimônio Cultural. Essa sinalização proposta e enviada à Câmara Municipal é uma sinalização de acordo com a sinalização internacional do Patrimônio Cultural, ou seja, a mesma placa que vai sinalizar um bem cultural tombado em Capinópolis é a mesma que vai sinalizar um bem tombado em qualquer lugar do mundo. É uma sinalização que segue os parâmetros da ONU (Organização das Nações Unidas). Iracilda Pereira Duarte membra do conselho e Secretária Municipal de Educação e Cultural disse que essa sinalização será muito importante para divulgar os visitantes e moradores sobre a existência de um bem cultural tombado. Queli Franco, Diretora de Cultura, ressaltou a importância do trabalho realizado para o aumento da pontuação do ICMS Patrimônio Cultural no município e da importância do apoio do executivo e do legislativo nas ações de proteção do patrimônio cultural de Capinópolis.

Artigos relacionados

RECENTES