27.4 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Conselho do Patrimônio realiza a primeira reunião de 2020

Capinópolis – O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis reuniu-se no último dia 15, para discutir vários assuntos.

A reunião que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi presidida pela Presidente Júlia Vieira Alvarenga e contou com a presença dos membros Iracilda Pereira Duarte, Maria Zélia Cruz, Eliene Garcia de Medeiros, Marina Aparecida Braga Oliveira e o historiador Cláudio Scarparo Silva.

O primeiro assunto a ser tratado foi a reforma da Escola ‘Higino Guerra’, que é um bem inventariado, cuja reforma foi aprovada pelo Conselho na reunião anterior e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Iracilda, fez um relatório do andamento da reforma.

O Conselho comentou também a reforma da Praça ‘João Moreira de Souza’, que trouxe a revitalização da Praça e hoje novamente as famílias são vistas fazendo uso da mesma. Sobre este mesmo tema, também foi falado que vários comerciantes têm se instalado na Praça, o que o Conselho achou positivo, pois a intensa movimentação de pessoas, traz consigo a necessidade desse comércio, frisando que o local é atualmente um cartão postal da cidade. Devido a isso, os presentes ainda deixaram uma ressalva, para que o uso da Praça pelos comerciantes seja regulamentado, de modo a não prejudicar a estrutura da mesma, principalmente os canteiros e o gramado. Foi ressaltado, também, que os banheiros da Praça estão precisando de uma reforma, o que será solicitado ao órgão competente via ofício, sendo solicitada pelos conselheiros a colocação de corrimão e rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais.

O Conselho aprovou ainda o Plano de Aplicação do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, sugerindo que o repasse do ICMS Patrimônio Cultural fosse aplicado em Ações de Educação para o Patrimônio, reforma dos banheiros da Praça, restauração da xícara do matadouro (caixa d’água – bem cultural inventariado) e ajuda na reforma do conservatório de música.

Finalizando a reunião os conselheiros destacaram a parceria com a administração municipal, ao prefeito e secretários, que têm ouvido sempre as solicitações do Conselho e agradeceram o empenho da administração em apoiar as ações de proteção do Patrimônio Cultural da cidade.

Artigos relacionados

RECENTES