22.8 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Crianças – Férias exigem maiores cuidados com a saúde bucal

Hoje nós estivemos com o dentista Dr. Renato Campos (Campos Centro de Saúde) no intuito de saber mais sobre a saúde bucal das crianças, principalmente neste período de férias

Com a chegada das férias é comum que os hábitos alimentares dos seus filhos mudem um pouco, bem como o horário das refeições e a hora de dormir e acordar. Com todas essas mudanças, o clima de descontração e o fato de ficar mais tempo brincando, é comum que as crianças descuidem um pouco da saúde bucal.

Mas é nesse momento que os pais ou responsáveis devem ficar ainda mais atentos, acompanhando e incentivando as crianças a cuidar da saúde bucal. E foi para levar algumas dicas importantes até você, que nosso jornalismo esteve com o renomado cirurgião dentista, Dr. Renato Campos Gomes, proprietário da clínica “Campos Centro de Saúde”.

Gazeta – Quais os principais atendimentos que são feitos aqui na clínica?

Dr. Renato – Gostaria de começar cumprimentando todos os leitores do Gazeta do Pontal de Minas e agradecer pelo espaço a mim concedido nesse momento.

Trabalhar com crianças não é fácil, temos que atuar com mais flexibilidade, trabalhando o lado lúdico, com brincadeiras e até recorrendo ao pais para que ajudem a acalmar as crianças. Com relação a sua pergunta, aqui na clínica, temos feito muito selante, aplicação de flúor, limpeza e outros tratamentos até mais voltados à área da prevenção.

Gazeta – Qual a periodicidade ideal para levar as crianças ao dentista?

Dr. Renato – Isso é bastante variável, depende muito de cada um. Uma criança que cuida bem da sua saúde bucal pode ser levada de 6 em 6 meses ao dentista, já aquelas que não mantém a higiene perfeita, o ideal é que seja de 3 em 3 meses. Isso fora os casos de tratamentos, que vai variar de caso a caso.

Gazeta –  Quando é que um tombo (queda) não deve ser considerada normal?

Dr. Renato – O certo é que toda vez que uma criança sofra uma queda e bata com a boca/dentes, que ela seja levada ao dentista. Para explicar melhor, os dentes não são maciços, dentro deles passam inúmeras terminações e qualquer trauma, pode acarretar diversos danos, então se bateu o dentinho e ele mudou de cor é necessário que os pais ou responsáveis, procurem um profissional para fazer uma melhor avaliação, justamente para que isso não se transforme em um problema ainda maior, com o passar dos dias.

Gazeta – Para finalizar dê uma dica de como não descuidar da saúde bucal dos pequenos neste período de férias?

Dr. Renato – Nas férias, devemos aproveitar ainda mais nossos filhos, falo isso como pai de 3 pequenos, afinal, é nesse período que o tempo é maior justamente para que pais e filhos possam se curtir com maior intensidade. Mas o fato de estarmos brincando com nossos filhos, não pode significar um desleixo com a saúde bucal. Devemos intensificar principalmente os cuidados relativos a prevenção, como aplicação de flúor, aplicação de selante, ou até mesmo uma limpeza ou avaliação. O rotineiro é estar presente e incentivar a escovação e evitar o consumo excessivo de doce, enfim, incentivar hábitos saudáveis.

Acompanhe nossa entrevista com o Dentista Dr. Renato Campos:

Artigos relacionados

RECENTES