29.8 C
Ituiutaba
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Crise na indústria em 2020 – Inflexibilidade é um dos comportamentos que causam o problema

Levantamento recente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), mostrou que o período de recessão econômica entre os anos de 2015 e 2018 fez com que no Brasil houvesse perda de dezessete fábricas por dia.

Esses dados revelam que essa ‘extinção’ de unidades industriais é decorrente do acúmulo de perdas na produção da indústria de transformação brasileira entre 2014 e 2016. Em 2017 houve uma ligeira recuperação, mas não o bastante para se sustentar em ascensão em 2018.
A crise na indústria em 2020 persiste. Embora haja expectativa de crescimento em torno de 2% no decorrer do ano, restam dúvidas quanto à geração de 12 mil unidades produtivas em 2021.

Inflexibilidade a mudanças

O setor industrial é um dos mais competitivos e constantemente requer mudanças, em tecnologia de automação, máquinas, equipamentos, processos e treinamentos. As mudanças são constantes, em razão não somente da velocidade das inovações tecnológicas, para se obter produtos de melhor qualidade, produtividade e principalmente porque os hábitos e costumes do consumidor estão mudando.

Qualquer mudança para muitos empresários pode significar uma tortura, o apego ao modelo de trabalho tradicional, ao jeito de sempre de fazer, ao conforto do modelo de gestão atual, entre outras questões, leva muitos negócios à estagnação.

Cada vez mais se tem falado sobre as questões comportamentais na área dos negócios, isso por uma questão de simples entendimento, se tratamos a empresa como uma ‘organização viva’ composta por seres humanos, que desempenham importantes funções vitais para a saúde do negócio, é preciso que os comportamentos sejam constantemente revistos.

O ambiente das organizações de sucesso não tem lugar para a inflexibilidade a mudanças, para o excesso de egocentrismo, para ausência de visão e propósitos futuros. Aceitar que o modelo tradicional não dá mais frutos é fundamental, e claro, começar a repensar o papel dessa empresa no mercado e na sociedade.

Resistência à inovação tecnológica

Não se pode falar sobre tecnologia na indústria sem mencionar a indústria 4.0, também tratada como Quarta Revolução Industrial. Explicado de maneira bem resumida a indústria 4.0 representa um ‘salto tecnológico’, permitindo a automação a uma máxima potência, ou seja, os robôs conseguirão desempenhar funções cada vez mais complexas.

Há seis princípios presentes na indústria 4.0: tempo real; virtualização; descentralização; orientação a serviços; modularidade e interoperabilidade.

Não se pode competir no mercado das indústrias no Brasil sem rever a tecnologia utilizada, um dos pontos importante na crise na indústria em 2020.

Artigos relacionados

RECENTES