19.3 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

Curso de Fabricação de laticínios e queijos especiais é mais um passo para que famílias rurais de Ituiutaba atendam o PNAE

Ituiutaba – Os queijos especiais como os defumados, provolone, coalho, o típico francês morbier (com a tradicional linha negra de carvão que divide a peça) estão ganhando cada dia mais adeptos. Com sabores diferenciados e marcantes, eles são fonte de renda agregada a quem os produz.

Em Ituiutaba, uma turma empenhada está à procura de novas oportunidades e é para atender a alimentação dos estudantes do município que eles se reuniram para aprender sobre a pasteurização do leite e fabricação de laticínios e afins, na produção de alimentos especiais.

“O Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com o Sindicato Rural, já proporcionou às famílias rurais do Programa de Assentamento da Divisa, a cerca de 30 km de Ituiutaba, o curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. Com este treinamento estamos agregando ainda mais conhecimento e como a ideia é entregar produtos lácteos para escolas municipais, estamos deixando estes participantes capacitados para levar alimentos de qualidade aos nossos estudantes”, comentou Marina da Silva Pereira, mobilizadora do sindicato de Ituiutaba.

Ainda segundo Marina, “o Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba tentam ao máximo atender as demandas dos produtores rurais do município através dos treinamentos que melhora a produção e a qualidade dos produtos o que reflete diretamente no ganho do produtor rural. Para nós mobilizadores é gratificante ver o progresso das pessoas, ver os vínculos de amizade que se formam durante os cursos”.

Além dos queijos especiais, os participantes ainda aprendem a fazer requeijão e bebida láctea.

 “Esses queijos e os produtos que ensinamos nas 40 horas são diferenciados. Como são mais detalhados, eles agregam valor para quem produz. Aqui o principal foco é a bebida láctea. Estamos vendo a organização desta turma e poder ajudá-las no desenvolvimento deste projeto é muito gratificante. O Senar Minas tem levado o desenvolvimento à muitas comunidades e famílias rurais”, disse a aluna Aparecida de Lourdes Alves.

Artigos relacionados

RECENTES