22.2 C
Ituiutaba
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Dia de Luta Antimanicomial teve ações em Capinópolis

Capinópolis – No dia 18 de maio comemorou-se em todo o país, o Dia de Luta Antimanicomial que tem por objetivo questionar o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciando as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propondo a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Em Capinópolis a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último dia 17, uma carreata pelas ruas da cidade, visando chamar atenção da sociedade para o dia e, posterior a isso, o coordenador de PSFs, Celismar Vieira, juntamente com a psicóloga Fabíola Resende, durante entrevista levaram muitas informações à comunidade sobre o assunto.

A secretária de saúde do município, Sandra Barbosa, que participou da carreata, destacou a importância da ação.

“São ações que realizamos buscando conscientizar a população acerca de um assunto tão importante, para que os avanços conseguidos até hoje no tratamento da saúde mental, sejam mantidos e até ampliados. A comunidade precisa estar informada dessas conquistas e dessa luta”, destacou Sandra.

Artigos relacionados

RECENTES