22.4 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Diagnósticos de câncer de pulmão devem ultrapassar 31 mil novos casos em 2018

No mês marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto, oncologista do Centro Oncológico do Triângulo – COT – faz um alerta sobre o tabagismo, que está relacionado a 90% dos casos da doença

 

 

Mais de 31 mil diagnósticos somente em 2018: essa é a estimativa de surgimento de novos casos de câncer de pulmão no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O tabagismo é apontado como a principal causa de morte pela doença, estando relacionado a 90% dos diagnósticos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cigarro mata 6 milhões de pessoas por ano e também é responsável pela morte de 600 mil fumantes passivos. Neste mês, marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto, a oncologista do Centro Oncológico do Triângulo – COT, Nathália Almeida, faz um alerta sobre este vício que é considerado a principal causa de morte evitável.

Além do câncer de pulmão, o cigarro também está relacionado ao desenvolvimento de outros tumores como: cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias, além de mais 50 doenças. Para o oncologista do Centro Oncológico do Triângulo – COT, Nathália Almeida, é necessário que haja uma conscientização da população sobre os riscos e a importância de abandonar o vício. “Sabemos que os fumantes têm aproximadamente de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão e que o hábito de fumar é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer. A mudança desta realidade passa primeiro pela conscientização e percepção da população de que o tabagismo não traz nenhum benefício e que muitas mortes poderiam ser evitadas com o abandono do vício”, destaca a especialista.”

Artigos relacionados

RECENTES