Dentre os principais problemas que podem levar à estagnação de
uma empresa estão: a desorganização financeira, falta de planejamento e equipe
desmotivada. Quando alguns desses ou outros problemas surgem, é imprescindível
analisar objetivamente a organização, para que um plano de recuperação seja
montado a fim de superá-los.
Durante a minha trajetória na consultoria empresarial e à frente da T4 Consultoria, destaco os
principais pontos responsáveis pelo crescimento de uma marca no mercado:
- Pessoas;
- Criação de Estratégias;
- Investimento em Tecnologia;
- Investimento em Inovação;
- Atendimento ao cliente.
Valorização às pessoas
Pessoas representam a razão da existência da empresa desde os colaboradores que
fazem parte da organização, até a razão pela qual o negócio existe:
consumidores.
O “capital humano” precisa ser valorizado, assim como se deve investir na
capacitação e treinamento das equipes; em promover na empresa a valorização à
diversidade de habilidades socioemocionais, técnicas e debates para estabelecer
quais os principais pontos que podem ser trabalhados para o crescimento da
empresa.
O perfil de trabalho colaborativo é valioso em ambientes complexos que mudam
constantemente, o que requer unificação de conhecimentos e habilidades em prol
de objetivos em comum. Despertar a autonomia dos colaboradores e transformar
ambientes altamente hierarquizados, são desafios enfrentados nas organizações.
A autogestão será fundamental para as empresas no presente e futuro, logo, a
liderança precisa se alinhar às necessidades atuais (não necessariamente de
direcionar a equipe, pois cada colaborador deve assumir o seu papel), mas de
apoiar, compartilhar experiências reais e, acima de tudo, confiar no potencial
de cada integrante da equipe. Treinar pessoas é um investimento que toda
empresa que deseja crescer, deve se preocupar.
Foco na criação de
estratégias
A criação de estratégias também está entre as principais dificuldades
operacionais e financeiras que impedem a empresa de crescer e a razão é
simples: sem planejamento estratégico, um negócio não consegue se desenvolver
para crescer no mercado.
As empresas bem-sucedidas estão constantemente revendo as suas estratégias e
agindo de maneira certeira para garantir o sucesso de suas ações.
Falta de investimento em tecnologia também tem dificultado as empresas de
avançar. Os negócios que não se adaptarem às novas tecnologias estarão fadados
ao fracasso. A atualização quanto às novidades tecnológicas é uma necessidade
em um cenário de mudanças frenéticas e concorrência acirrada.
Por: Marcelo Viana –
Diretor da T4 Consultoria, especialista em finanças empresariais.