Dentre os principais problemas que podem levar à estagnação de uma empresa estão: a desorganização financeira, falta de planejamento e equipe desmotivada. Quando alguns desses ou outros problemas surgem, é imprescindível analisar objetivamente a organização, para que um plano de recuperação seja montado a fim de superá-los.

Durante a minha trajetória na consultoria empresarial e à frente da T4 Consultoria, destaco os principais pontos responsáveis pelo crescimento de uma marca no mercado:

  • Pessoas;
  • Criação de Estratégias;
  • Investimento em Tecnologia;
  • Investimento em Inovação;
  • Atendimento ao cliente.


Valorização às pessoas

Pessoas representam a razão da existência da empresa desde os colaboradores que fazem parte da organização, até a razão pela qual o negócio existe: consumidores.

O “capital humano” precisa ser valorizado, assim como se deve investir na capacitação e treinamento das equipes; em promover na empresa a valorização à diversidade de habilidades socioemocionais, técnicas e debates para estabelecer quais os principais pontos que podem ser trabalhados para o crescimento da empresa.

O perfil de trabalho colaborativo é valioso em ambientes complexos que mudam constantemente, o que requer unificação de conhecimentos e habilidades em prol de objetivos em comum. Despertar a autonomia dos colaboradores e transformar ambientes altamente hierarquizados, são desafios enfrentados nas organizações.

A autogestão será fundamental para as empresas no presente e futuro, logo, a liderança precisa se alinhar às necessidades atuais (não necessariamente de direcionar a equipe, pois cada colaborador deve assumir o seu papel), mas de apoiar, compartilhar experiências reais e, acima de tudo, confiar no potencial de cada integrante da equipe. Treinar pessoas é um investimento que toda empresa que deseja crescer, deve se preocupar.

Foco na criação de estratégias

A criação de estratégias também está entre as principais dificuldades operacionais e financeiras que impedem a empresa de crescer e a razão é simples: sem planejamento estratégico, um negócio não consegue se desenvolver para crescer no mercado.

As empresas bem-sucedidas estão constantemente revendo as suas estratégias e agindo de maneira certeira para garantir o sucesso de suas ações.

Falta de investimento em tecnologia também tem dificultado as empresas de avançar. Os negócios que não se adaptarem às novas tecnologias estarão fadados ao fracasso. A atualização quanto às novidades tecnológicas é uma necessidade em um cenário de mudanças frenéticas e concorrência acirrada.

Por: Marcelo Viana – Diretor da T4 Consultoria, especialista em finanças empresariais.

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