19.6 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Dirigir com a mão para fora do veículo é um hábito perigoso

Ao circular pelas ruas, não é preciso muito tempo para encontrar um, dois, vários motoristas com o braço para fora do veículo, seja por motivos de alta temperatura nas estações mais quentes do ano ou como forma de se apoiar e descansar o braço, devido ao trânsito cansativo. Em caso de fumantes, a cena é ainda mais comum. Um hábito corriqueiro, mas que além de ser uma infração de trânsito, é extremamente perigoso.

Em uma colisão lateral, pode haver o esmagamento ou uma amputação do braço, explica o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Dr. João Baptista Gomes dos Santos.

Dr. João lembra que uma lesão, trauma ou amputação traz graves consequências à vida de uma pessoa. “As mãos e punhos têm estruturas complexas, de grande importância no corpo, pois são formados por muitos ligamentos, ossos, nervos que propiciam sensibilidade e comandam os movimentos dos músculos e tendões, importantes artérias que irrigam os membros”, ressalta o especialista.

No tocante à infração de trânsito, segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com apenas uma das mãos ao volante é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Artigos relacionados

RECENTES