22.2 C
Ituiutaba
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Dr. Lúcio Patrão fala dos desafios da Ortopedia e faz um alerta

Ituiutaba – A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesqueléticos.

E foi para saber um pouco mais sobre esse tema, que nossa equipe esteve hoje com um dos mais renomados ortopedistas de Ituiutaba e região, Dr. Lúcio Patrão Untura, que entre outros assuntos abordou os casos mais rotineiros. Em um bate papo bastante informal, Dr. Lúcio também falou sobre a questão postural, tema em evidencia nos últimos anos, devido principalmente as crianças e jovens que usando os dispositivos moveis de entretenimento como celulares e tabletes, permanecem por horas, geralmente com a postura incorreta.

Gazeta –Qual é o problema mais comum que o senhor atende em seu consultório?

Dr. Lúcio – Costumo dizer que eu represento uma das últimas gerações de Ortopedistas Generalistas, por que os jovens que estão se formando nos últimos anos, apostam muito na superespecialização, então eu e outros colegas com mais tempo de profissão, fazemos uma ortopedia mais completa. E isso proporciona um atendimento bastante diversificado, desde crianças a pessoas da terceira idade, com problemas que vão do sistema osteomuscular e articular, a várias outras doenças congênitas, como é o caso de bebes que nascem com pês tortos. Vale mencionar que fiz minha especialização no Hospital Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, que contava com um ambulatório grande de ortopedia infantil e tinha como coordenador, Dr. Jorge Farias, que é um baluarte nessa área.  Então isso nos proporciona uma sustentação para atuar com tranquilidade, fazendo o atendimento desde o nascimento até o tratamento cirúrgico e o acompanhamento destes casos. Mas como mencionado anteriormente, no consultório também atendemos o outro extremo, que são pessoas da 3ª idade, com diversos problemas degenerativos e inflamatórios, afinal com o passar dos anos, vários problemas surgem, sendo necessário uma ida ao médico especialista.

Em tempo de férias escolares, aliado ao consumo exagerado da tecnologia, Dr. Lúcio faz um alerta aos pais, para ajudar a cuidar da postura dos filhos e assim não sofram nenhuma disfunção ou qualquer outro problema a curto, médio ou longo prazo. “Não podemos ser saudosistas e querer voltar no tempo, querendo que nossos filhos façam as atividades que fazíamos quando éramos crianças, como jogar bola, bolinha de gude, brincar de pique esconde e pular corda, afinal, hoje convivemos com o medo e a insegurança. E esse medo vai desde o perigo de um assalto, até a possibilidade da criança se machucar. Assim, a própria vida moderna, traz um confinamento natural e uma certa dificuldade do indivíduo em praticar atividades física e é obvio que a falta dessa atividade, causa uma postura ruim, atrofias e encurtamentos musculares, que com o passar dos anos vão provocar dores e deformidades, especialmente na coluna vertebral e até restrições de movimentos. O uso por tempo prolongado de equipamentos tecnológicos como tabletes, celulares, computadores, TV, videogames e outros mais, sem uma atenção especial com a postura, é um alto risco, por isso os pais precisam estar atentos com a postura de seus filhos, sempre conversando, explicando e incentivando seus filhos a terem consciência postural e fazer atividade física”, explicou o Ortopedista.

Artigos relacionados

RECENTES