20.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Economize água e ajude a reduzir os impactos negativos do período de estiagem

Ituiutaba – A estiagem é um fenômeno caracterizado pela quantidade limitada e má distribuição das precipitações pluviométricas em um determinado período. Dentre os danos diretos da estiagem à população, destaca-se a escassez extrema de água nos mananciais.

Contando que somente o Ribeirão São Lourenço não comporta atender tamanha demanda devido ao alto consumo e temperaturas elevadas, no período de estiagem a Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba realiza algumas alterações no sistema de captação. A captação do Rio Tijuco, manancial de apoio com capacidade de bombeamento de 200 L/s, é acionada e trabalha em torno de cem a cento e dez dias até o final deste período, auxiliando no abastecimento para que a população ituiutabana não seja tão afetada.

De acordo com levantamentos realizados pelo Sistema de Operação da SAE, em agosto o consumo médio diário por morador foi de 185 litros de água. A Organização Mundial de Saúde (OMS) dispõe que o ideal é que uma pessoa utilize cerca de 110 litros de água por dia.

Para evitar que os níveis dos reservatórios fiquem abaixo do esperado, é indispensável que se inicie uma ação preventiva de economia e uso consciente da água. Preocupada com o bem-estar da população e com os fatores ambientais, a SAE lista algumas dicas que podem fazer a diferença. Veja abaixo:

1 – Diminua o tempo no banho e, ao se ensaboar, feche o registro. Evite depilar-se ou barbear-se embaixo do chuveiro.

2 – Ao escovar os dentes ou lavar louças, feche a torneira.

3 – Três segundos são o suficiente no acionamento da válvula de descarga. Evite jogar objetos como absorvente íntimo, papel higiênico e preservativo dentro do vaso, além de causar entupimento, demandam mais água para escoar.

4 – Reutilize água da máquina ou da chuva para a limpeza do quintal e calçada. Evite o uso da mangueira.

5 – Opte por baldes e pano na hora de lavar o carro.

6 – Trabalhe com a máquina de lavar roupas em sua capacidade máxima. Evite lavar poucas peças por vez.  

7 – Use o regador para molhar as plantas e jardins.

8 – Cheque se existem algum vazamento na sua residência. Perdas que, normalmente, não são aparentes cobram um preço alto ao meio ambiente e às suas contas.

Tomar água nos dá vida. Tomar consciência nos dará água. Cuide de você. Cuide das futuras gerações!

Para denúncias de desperdício de água, ligue 0800 34 8195 ou 3268-0400.

Artigos relacionados

RECENTES