20.6 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Emater e Ministério da Agricultura garantem assistência técnica para cafeicultores mineiros

Minas Gerais – Até maio de 2019, mais de 3 mil cafeicultores receberão assistência técnica por meio de um convênio entre a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A proposta é promover o desenvolvimento da cafeicultura mineira a partir da qualificação de produtores e técnicos.

 

Serão atendidos produtores de café de 200 municípios mineiros pertencentes às regiões produtoras do estado: Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas. As ações desenvolvidas dão continuidade à parceria firmada pelo Mapa e Emater-MG, desde 2014. Nos anos anteriores, também foi beneficiado o mesmo número de produtores.

 

Entre as ações realizadas há o Circuito Mineiro de Cafeicultura, que tem como objetivos a difusão de tecnologia e a troca de informações entre os técnicos, empresários e produtores.  Para este ano deverão ser realizadas 30 etapas do circuito.

 

“O circuito busca melhorar a qualidade do processo produtivo, aumentar a produtividade, diminuir os custos de produção e, por consequência, melhorar a renda dos cafeicultores mineiros”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Julian Carvalho.

 

Os cafeicultores também recebem acompanhamento técnico dos extensionistas da Emater-MG. Os produtores são orientados nos aspectos produtivos, econômicos, sociais e ambientais.

Artigos relacionados

RECENTES