20.9 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Equipe de Saúde Bucal leva atendimento aos idosos no Lar do Idoso

GURINHATÃ – Mais uma vez a Prefeitura Municipal e Departamento de Saúde levaram atendimento institucional aos velhinhos do Lar do Idoso São João Batista.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, cirurgiã Dentista Marilu Martins, foram atendidos todos os institucionalizados, 22 idosos, com atendimento individual e personalizado, tendo em vista as necessidades especiais desses pacientes.

“Fizemos a consulta odontológica para avaliação dos fatores de risco, orientações de higiene bucal aos idosos, equipe de enfermagem e aos cuidadores, salientando que o indivíduo para ter uma boa saúde de forma integral deve começar cuidando da boca. E eles precisam ser auxiliados e supervisionados, pois alguns param de se alimentar devido problemas bucais”, disse Marilu. “Alterações do paladar devido má higienização da língua e gengivas também é um fator importante que influencia na nutrição e hidratação adequada desses nossos queridos da terceira idade, mesmo quando são endentados ou usam próteses”, completou.

A cirurgiã Dentista chamou ainda a atenção de todos os familiares que tem idosos em casa. “Negligenciar esses cuidados higiênicos básicos, tanto em pacientes institucionalizados ou que necessitam de cuidado supervisionado, mesmo em casa, levam a inúmeros problemas bucais, digestivos e nutricionais, que reflete na saúde sistêmica do indivíduo. Portanto, nossos idosos que tanto já fizeram por nós, merecem esse mínimo de dignidade nesta fase da vida”, acrescentou Marilu.

Artigos relacionados

RECENTES