21.3 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Escola implanta Projeto Lixo e ajuda o município exportar vassouras de recicláveis

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, de Agropecuária e Meio Ambiente, de Saúde e Desenvolvimento Social lançou, no inicio da Gestão, o Projeto Lixo no Lugar Certo envolvendo toda a rede escolar.

Na escola municipal Geraldo Ribeiro diretores, especialistas, professores, servidores, os alunos e pais se envolveram na ação e, lançaram este ano o Projeto Lixo que é uma ação em prol da coleta seletiva com o objetivo de conscientizar e mobilizar os alunos e moradores da cidade para separarem corretamente o lixo.

Também foi elaborado um cronograma para a entrega dos os materiais recicláveis que são devidamente pesados e, realizado um reembolso no valor de mercado dos produtos para a Escola, como forma de incentivo ambiental e de parceria para alavancar uma Cooperativa de Reciclagem de Santa Vitória.

De acordo com o responsável pela coleta dos produtos recicláveis na escola, Donizete Barbosa que há mais de 10 anos atua no setor, existe um comprometimento dos envolvidos nas ações propostas e o resultado colaborará para a melhoria do meio ambiente, além da conscientização da população sobre a importância de se destinar o lixo reciclável para a Coleta Seletiva.

Acompanhamos uma das coletas na escola ao lado da Engenheira Ambiental, Isadora Silva Queiroz. Na oportunidade, o catador autônomo Donizete Barbosa frisou que semanalmente são recolhidas centenas de garrafas pet, latas de alumínio (refrigerantes/cervejas) e papelão.

Os recicláveis são trazidos pelos envolvidos no Projeto Lixo para o depósito da Escola, devidamente dentro das normas estabelecidas, para evitar animais indesejados no estoque e seguindo uma sequência para recolher vários tipos de recicláveis. Nas segundas-feiras são recolhidas apenas garrafas pet; nas terças-feiras, latas de alumínio e nas quartas-feiras, o papelão.

A diretora da escola, Leidione Aparecida Pires Lima explicou que o pontapé inicial do projeto ocorreu por meio de uma ação motivacional, com premiação para a sala de aula que obtiver maior quantidade de resíduos recicláveis, durante o ano de 2018.

Artigos relacionados

RECENTES