28 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Escolas e alunos recebem as premiações da 2ª Gincana Ambiental

Ituiutaba – A entrega da premiação aos vencedores da segunda edição da Gincana Ambiental aconteceu no último dia 22 e mobilizou toda a comunidade das três escolas melhores classificadas, entre as 19 instituições de ensino participantes.  Este ano a gincana mobilizou 8.545 alunos de escolas municipais e estaduais, que juntos, evitaram o envio de 16 toneladas de material reciclado para o Aterro Sanitário e fizeram a correta destinação deste material para a cooperativa de reciclagem.

Conforme as regras da gincana, a pontuação das escolas se deu pela média de material por aluno. Desta forma, a primeira colocada foi a Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena, com um total de 1.860,3 quilos de material recolhido, correspondendo a 38,756 quilos por alunos. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Coronel Tonico Franco, com 4.570,9 quilos de material coletado e 5,944 quilos por aluno. A terceira colocação foi da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, com 2.570,4 quilos de material coletado e uma média de 5,457 quilos por aluno.

Por ter ficado em primeiro lugar na gincana, a Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena foi premiada com um Notebook Positivo e duas bicicletas de 21 marchas, que serão sorteadas entre os alunos.  A Escola Estadual Coronel Tonico Franco, segunda colocada, recebeu uma Multifuncional Tanque de Tinta Epson (impressora, copiadora, scanner) e uma bicicleta de 21 marchas, que foi sorteada para o aluno André Luiz de Melo Fratari. A terceira colocada, Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, recebeu uma bicicleta de 21 marchas, que foi sorteada para a aluna Isabelly de Souza Pontes.

O projeto da Gincana Ambiental foi idealizado e executado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, de Obras e Serviços Públicos e de Educação, Esporte e Lazer, tendo como parceira direta, a Superintendência Regional de Ensino.

“O objetivo principal da gincana é formar a consciência ambiental em uma geração que dependerá muito de ações como estas, para garantir sua qualidade de vida. Instruir estas crianças sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos é muito importante. Para a próxima edição, queremos contar com a participação de 100% das escolas de Ituiutaba”, adiantou a diretora de Controle Ambiental, Vanúsia Sátiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Também estiveram envolvidos diretamente na realização do evento deste ano, como parceiros, a Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba – Copercicla; Frigorífico JBS; CFL Engenharia Ambiental; Sucatão 46; Green Ambiental e Universidade Estadual de Minas Gerais – Campús Ituiutaba, através de um projeto de extensão coordenado pela professora Rosa Betânia Rodrigues de Castro, tendo como bolsistas: Lorena Cândida Muniz e Ana Carolina Costa Oliveira, acadêmicas do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Artigos relacionados

RECENTES