21.8 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Feira na Praça Cônego Ângelo reunirá jovens empreendedores

Alunos de vinte escolas municipais de Ituiutaba, da Educação Infantil ao 9° Ano, e alunos do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) participam neste sábado (6) da 2ª Freira do Jovem Empreendedor, que acontece na Praça Cônego Ângelo, das 8h00 às 12h00. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, através do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente do Professor (Cemap) em parceria com o Sebrae-MG.

“Desde que este projeto começou, 120 professores já passaram por um processo de capacitação com instrutores do Sebrae e estes ensinamentos foram repassados aos seus alunos. Estamos falando da implantação da cultura empreendedora no Ensino Fundamental. Estamos falando de levar a estes alunos, informações que serão de grande utilidade ao longo de toda suas vidas”, comentou Joelma Almeida, coordenadora do Cemap.

Para chegar aos produtos que serão apresentados e comercializados durante a Feira do Jovem Empreendedor, os alunos participaram de projetos que foram desenvolvidos em sala de aula, nas próprias escolas. Foram os alunos também que decidiram sobre o que empreender, o que produzir, por qual valor comercializar e o que fazer com o dinheiro arrecadado. “Já houve casos de alunos que decidiram aplicar o dinheiro arrecadado, em melhoria nas próprias escolas”, comentou a secretária de Educação, Edmar Franco Borges Paranaíba.

Segundo Helena Zanotto, especialista do CEMAP e coordenadora de projetos nas escolas da rede municipal, o sucesso desta feira é resultado do envolvimento das escolas neste projeto. “Desde que este projeto era ainda um embrião, já se percebia uma aceitação muito grande entre os professores, diretores e demais profissionais envolvidos neste processo. Aos poucos vamos mudando aquele conceito de que o sistema educacional ainda prepara os alunos para serem empregados. Aqui, estamos preparando-os para que possam assumir o protagonismo de sua carreira e do seu futuro”, disse.

Quem for visitar a 2ª Feira do Jovem Empreendedor das Escolas Municipais de Ituiutaba, neste sábado, na Praça Cônego Ângelo, encontrará uma grande variedade de produtos sendo comercializados. Desde hortaliças e gêneros alimentícios, passando por brinquedos, produtos ecológicos, sabão, produtos do campo, artesanato e mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

 

 

Artigos relacionados

RECENTES