23.7 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

Fundação João Pinheiro comemora 50 anos

Fundação João Pinheiro (FJP), instituição destinada à pesquisa aplicada nos campos da economia, da administração e da tecnologia básica e social, do Governo do Estado de Minas Gerais, comemorou no último dia 12, 50 anos de história, pesquisas, políticas públicas e excelência no ensino.

Em evento que contou com a presença de servidores na ativa e aposentados, alunos, ex-alunos e colaboradores, além de oito ex-presidentes, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, destacou a importância da instituição para o processo da retomada do crescimento de Minas Gerais. “A ressignificação do nosso estado no cenário histórico e político do país só se dará por completo com a efetiva participação desta entidade, que é uma referência nacional”, afirmou.

História

No final da década de 1960, Minas Gerais passava por um processo amplo de modernização com objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico do estado. Nesse contexto, o Sistema Estadual de Planejamento foi criado, tendo a Fundação João Pinheiro como um de seus atores centrais. Esse sistema foi gradualmente ampliado ao longo da década de 1970, a partir do envolvimento de órgãos da própria administração, empresas estatais e bancos públicos.

Artigos relacionados

RECENTES