25.8 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Fusca – Relembre algumas das curiosidades sobre esse Volkswagen

Bobla, Cuca, Kafer ou até mesmo Broasca. Você tem ideia do que esses nomes significam? Bem, essas são apenas algumas formas como o Volkswagen Fusca é chamado ao redor do mundo. No pódio como um dos carros mais vendidos de todos os tempos, o compacto ganhou até dia para ser celebrado mundialmente: 22 de junho.

Lançado na Alemanha, em 1935, por Ferdinand Porsche, o Volkswagen contava com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (sem marchas sincronizadas). Ao longo de seus 80 anos, o “besouro” evoluiu um bocado e colecionou muitas curiosidades. Lembranças que o tornaram um dos carros mais queridos de todos os tempos.

Sair do papel não foi fácil

O primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1932, porém, seu projeto só foi realmente aprovado após 40 tentativas trazidas por Porsche.

Carro familiar

A ideia de que o compacto deveria ser realmente acessível era levada a sério.

Os 30 primeiros Fuscas chegaram ao Brasil em 1950, importados pela família Matarazzo. As décadas de 1960, 1970 e início dos 1980 foram totalmente dominadas pelas vendas do compacto. Neste período havia 2.878.890 unidades do automóvel pelas ruas brasileiras. Em uma pesquisa realizada em 1963, ele foi eleito o carro preferido de 82,8% dos brasileiros. Em 1972, um em cada dois brasileiros saíam das concessionárias ao volante de um Fusca. Já em 1986, 30 % da frota nacional ainda era composta por fuscas.

Produção nacional

No Brasil, a primeira unidade do carro montada aqui foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959 com o nome oficial Sedan. De acordo com informações da Volkswagen, só naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do carro. 

Se você gostou da matéria, ou se também é um dos apaixonados por esse carro, vai poder saber muito mais e ver incríveis modelos que estarão expostos no próximo dia 11, sábado, no estacionamento do Bahamas Shopping, aqui na cidade tijucana, entre as 10 e 13 horas.

Por: Caroline Sassatelli com Julio Cabral

Artigos relacionados

RECENTES