24.6 C
Ituiutaba
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Ginecologista alerta sobre as doenças que podem ser transmitidas durante os dias de carnaval

O carnaval é uma porta aberta para a folia, mas também representa perigo. No ato sexual sem preservativo ou mesmo nos beijos podem estar escondidos muitos vírus e bactérias que podem trazer consigo, doenças sexualmente transmissíveis, mais conhecidas como DST´s.

Os sintomas são variados conforme o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli explica, “podem começar com uma coceira ou ardência na região íntima e até se mostrar semelhante a uma faringite, como é o caso da doença do beijo. Chamada de mononucleose infecciosa, a doença do beijo é causada por um vírus da família do herpes e pode ficar alojado na orofaringe por até 18 meses. É transmitida pela saliva e os principais sintomas são febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos do pescoço. Também pode haver aumento do baço”, ressalta o médico.

Se o clima esquentar e o casal decidir fazer sexo sem camisinha, os riscos aumentam. Dentre as principais doenças sexualmente transmissíveis estão: 

• Aids

HPV

Gonorreia

• Sífilis

• Herpes genital

Tricomoníase

• Clamídia

Caso perceba qualquer um desses sintomas, procure um médico. 

A única forma segura de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis é usar preservativo. A mulher nem precisa depender do parceiro. Para garantir a proteção, pode incluir na bolsa uma camisinha feminina. Assim, a folia está garantida, e com segurança.

Por – Dr. Domingos Mantelli

Artigos relacionados

RECENTES