31 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Ginecologista e obstetra Erica Mantelli fala sobre a importância do pré-natal

Acompanhamento evita diversas doenças e complicações como parto prematuro e aborto

Para a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli, o pré-natal, mais do que um período, é uma medida eficaz para prevenir e identificar problemas de saúde da mamãe e do bebê. “Um pré-natal bem feito, bem realizado, faz toda a diferença para a gravidez, para o parto e para o pós-parto também. Essa é a hora para tirar dúvidas, esclarecer mitos e explicar sobre os tipos de partos. Além de conferir todas orientações para familiarizar a gestante sobre o que vai acontecer”, pontua a ginecologista.

As idas periódicas ao médico permitem monitorar o crescimento da barriga e as alterações da pressão sanguínea da gestante.  Nestas consultas, exames básicos como grupo sanguíneo, hemograma, glicemia, toxoplasmose, rubéola, sífilis, fezes, urina, sorologias, dosagens hormonais, avaliação da tireoide, função renal, hepática, pesquisa de trombofilia e ultrassons são realizados para garantir que não ocorra nenhum risco à saúde.

Além disso é fundamental pesquisar se há insuficiência de vitaminas e minerais e fazer a suplementação adequada, se possível no período pré convencional e se estender além do pós-parto.

“A realização desses exames permite a avaliação geral do quadro clínico da mulher e do bebê, além de identificar doenças, infecções ou disfunções. Dessa forma garantimos uma gestação saudável e a gestante pode se sentir mais segura ao receber os cuidados necessários”, afirma Dra. Erica, que frisa ainda a importância de colocar a carteira de vacinação em ordem (vacinas contra a gripe, difteria, tétano, coqueluche e hepatite B).

Inicialmente mensais, as consultas do pré-natal devem ser iniciadas no primeiro trimestre, assim que a gravidez for confirmada. A partir da 32ª semana, as consultas passam a ser quinzenais e após 37semanas, é indicado que essas visitas se tornem semanais. A frequência das consultas pode ser alterada conforme a necessidade de cada caso.

A ginecologista ressalta também a importância de um trabalho multidisciplinar entre os médicos, já que nesse período manchas na pele, estrias, queda de cabelo e aumento de peso são comuns.

Além de cuidar da saúde física, o obstetra deve estar atento e ter o máximo de cuidado com saúde emocional da gestante. Exercícios de respiração, relaxamento, musicoterapia e feedback positivo com o bebê promovem sensação de bem-estar materno e fetal. Além de aumentar a conexão da mãe com seu bebê, ajuda muito no controle de possíveis sintomas desagradáveis, diminui a ansiedade e deixa a gestante mais relaxada e preparada para todas as fases.

Avaliação da fisioterapia pélvica, suporte psicoterápico, acompanhamento nutricional, a participação da doula e equipe de enfermagem juntamente com o médico obstetra fazem parte de uma assistência adequada.

A humanização da assistência começa desde a primeira consulta de pré-natal. A gestante e sua família precisam se sentir seguros e amparados com a equipe escolhida. Isso sem dúvida faz a diferença durante toda gravidez, parto e puerpério.

Artigos relacionados

RECENTES