29.6 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Governo de Minas Gerais viabiliza criação de bibliotecas em pequenas localidades do estado

Os moradores da pequena Lobo Leite, distrito rural de Congonhas, agora têm acesso a um mundo inteiro e nem precisam sair daquele cantinho de Minas Gerais, localizado no Território Central. Recentemente, a comunidade recebeu a Biblioteca Cônego Luís Vieira da Silva, ao dispor de todos, viabilizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

O município venceu o edital de Criação de Bibliotecas edição de 2016 e teve o espaço inaugurado no fim do ano passado. O local escolhido para abrigar o kit foi a antiga estação ferroviária do distrito, que já abriga um ateliê e feira de artesanato.

O espaço recebeu um acervo de cerca de mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros, totalizando cerca de R$ 40 mil em recursos.

A relação da comunidade de Lobo Leite com a leitura já vem sendo trabalhada e estreitada ao longo dos anos. Uma das protagonistas dessa cena é a professora da rede pública Maria Efigênia Santana Peixoto.

“Realizamos um projeto chamado Estação da Leitura há 4 anos. É uma edição por ano em que a comunidade se volta toda para a mesma temática do incentivo à leitura. Levamos autores para rodas de conversa. Tem também uma atividade muito legal em que o participante lê um livro e depois recebe o autor para um momento de autógrafos. Neste evento sempre recebemos muitas doações de livros, que agora vão se somar ao acervo adquirido com a participação do edital”, diz a professora.

Para as crianças de Lobo Leite as experiências novas e interativas provocam encantamento. Maria Efigênia conta que os alunos liam as obras e depois se deslumbravam ao conhecer, pessoalmente, os criadores das estórias que os marcaram.

Sobre a nova biblioteca, a professora comemora o sucesso da iniciativa. “O espaço vive cheio de gente estudando, lendo, admirando os novos materiais. Tem até fila de espera para alguns títulos.

 

Artigos relacionados

RECENTES