28.3 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

Governo fortalece cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal

Já imaginou Minas Gerais sem queijo artesanal? Não dá, né? Registrado há dez anos como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o modo artesanal de fabricação do queijo no estado conquista admiradores no Brasil e também fora do país.

Na zona rural, a tradição é passada de geração a geração. A produção é ditada pelo ritmo do rebanho. As vacas são ordenadas diariamente, o leite é transportado e acondicionado. A matéria-prima, crua, é então transformada no saboroso patrimônio mineiro.

Para modernizar a legislação e o processo de produção, facilitando assim a certificação e comercialização do queijo artesanal mineiro, o governador Fernando Pimentel encaminhou, em setembro do ano passado, o P.L 4.631/17, que está em trâmite na Assembleia Legislativa. Além de alterar normas de funcionamento das queijarias e estabelecer novos parâmetros para a fiscalização, o projeto apresenta estratégias de incentivo, como a qualificação técnica dos produtores de queijo.

Desde o envio do projeto, houve reuniões e diálogo com os produtores para analisar a proposta. Em atenção a estas demandas e com o intuito de aperfeiçoar o PL, foi construído um substitutivo, apresentado aos produtores em reunião coordenada pelo governador no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

“O interessante desse projeto é que ele abre espaço para regulamentação de todos os tipos de queijos artesanais, incluindo os que são elaborados com leite de outras espécies, como cabra, ovelha e búfala, assim como os queijos artesanais da Mantiqueira, Alagoa, Requeijão Moreno, Cabacinha e do Suaçuí”, destaca o superintendente de Apoio à Agroindústria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Gilson Sales.

“O Governo do Estado está dando condições legais para que todos os produtores possam se formalizar e oferecer para a população produtos seguros, e essa lei poderá embasar uma lei federal, facilitando, futuramente, a comercialização do queijo mineiro em todo o Brasil.

Artigos relacionados

RECENTES