20.3 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Há 19 anos grupo da UFU pesquisa a hanseníase

 

 

 

 

 

 

 

Um grupo multiprofissional e multidisciplinar da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se dedica, há 19 anos, ao combate da hanseníase e de dermatoses de interesse sanitário. A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa curável, causada por um bacilo (bactéria em forma de bastonete), que afeta, sobretudo, nervos periféricos do corpo humano, a pele, a mucosa do trato respiratório superior e os olhos, podendo causar deformidades e incapacidade física.

A equipe de cerca de 20 pessoas é formada por dermatologistas, neurologistas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, entre outros, que atuam, principalmente, no Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (Credesh), vinculado ao Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU).

O Credesh desenvolve ensino e assistência, pesquisa, atendimento, controle, prevenção e reabilitação dos pacientes com hanseníase e dermatoses de interesse sanitário. No país, existem apenas seis centros como este.

A notificação de novos casos e a investigação pelo poder público são obrigatórias no Brasil, o segundo país com mais manifestações de hanseníase.

 

Artigos relacionados

RECENTES