22.2 C
Ituiutaba
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

II Simpósio de Acolhimento Familiar Institucional em Ituiutaba

Na última quinta-feira, 30, a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu o II Simpósio de Acolhimento Familiar Institucional “Direito a convivência familiar e comunitária”. O evento foi promovido no CEMAP e aberto ao público.
O Programa Família Acolhedora (PFA) é uma medida de proteção excepcional e provisória que executa acolhimento em residências de famílias cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio parental ou comunitário, cujas famílias encontram-se temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção. Tem como objetivo prioritário ao retorno o convívio com o núcleo de origem ou na sua impossibilidade, o encaminhamento para a adoção.
Mais de 60 crianças já passaram pelo acolhimento familiar nestes dois anos que foi implantado o Família Acolhedora. É importante destacar que as famílias que se candidatam ao programa são selecionadas, capacitadas e acompanhadas sistematicamente pela equipe técnica do programa.
Casais, independentes de suas orientações sexuais, homens e mulheres solteiros podem ser acolhedores, é necessária uma diferença de 16 anos do acolhido para o acolhedor. O acolhimento familiar não é um atalho para adoção. O acolhimento é provisório, podendo chegar até um ano e oito meses que é o prazo máximo previsto pela legislação.

O secretário de Desenvolvimento Social Renato Moura e o prefeito Fued Dib, participaram do evento e falaram sobre a importância do programa para Ituiutaba.

Artigos relacionados

RECENTES