22.5 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

Importância do acolhimento e do atendimento humanizado ampliam debates sobre o tratamento do câncer

 

“Muito mais do que estarmos atentos à tecnologia e aos avanços no tratamento do câncer. É fundamental ir além da parte científica, saber ouvir o paciente e olhar olho no olho”. Com esta frase, a gerente médica do Grupo Oncoclínicas, Dra. Patrícia Tiengo, destacou a importância do acolhimento e do atendimento humanizado para o sucesso do tratamento de pacientes com câncer. O assunto foi um dos destaques da 10ª edição do Simpósio de Oncologia, um evento promovido pelo Centro Oncológico do Triângulo – COT – que reuniu no último sábado (29/09) diversos especialistas da área médica, autoridades no assunto, estudantes e profissionais da saúde em um momento de troca de experiências e novidades. Além de mesas redondas e discussão de casos clínicos, o evento também trouxe abordagens importantes como um painel sobre a importância da espiritualidade, além de uma palestra inspiradora sobre família, amor e criatividade, com o jornalista e autor best-seller, Marcos Piangers, que encerrou o Simpósio.      

O evento foi aberto com um painel sobre espiritualidade, que contou com a participação de representantes das religiões católica, espírita, protestante e candomblé. A discussão foi mediada pelo psiquiatra Rodrigo Scalia, que destacou a importância da abordagem sobre o tema. “Isso mostra o comprometimento do COT principalmente com a qualidade do atendimento, pois trabalhar a espiritualidade do paciente é a forma mais efetiva de ele se sentir cuidado e de melhorar a resposta aos tratamentos. Para mim, isso representa o compromisso que o COT possui de trazer uma melhor qualidade de vida e melhor atendimento aos seus pacientes. Quando a gente descobre as várias manifestações de cada religião, a gente consegue de forma muito mais empática se colocar no lugar do outro e realmente atende-lo muito melhor”, destacou o psiquiatra.  

Uma reflexão sobre amor, família e criatividade marcou o encerramento do Simpósio, que recebeu o jornalista e autor best-seller, Marcos Piangers. Para o jornalista, eventos como esse incentivam a humanização e a evolução do conhecimento.

 

Artigos relacionados

RECENTES