23.8 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Inauguradas as novas salas de atendimento emergencial e ambulatorial do Hospital São José

Obra foi construída com dinheiro de doações da comunidade através da Comissão de Voluntários

Na manhã de sábado, dia 31 de março, foram inauguradas pela Diretoria do Hospital São José e a Comissão de Voluntários, as novas salas de atendimento emergencial e ambulatorial da instituição. A solenidade ocorreu das 9h00 às 11h30, onde populares e lideranças conheceram as novas instalações do Hospital São José, que já estavam em funcionamento desde novembro de 2017. O bispo diocesano, Dom Irineu Andreassa, fez orações e rogou a Deus pelas bênçãos ao novo espaço, que agora está oficialmente entregue à população regional.

Logo na abertura do evento, o artista e parceiro do Hospital São José, Telmo Costa, cantou em solo o Hino Nacional Brasileiro, entoado conjuntamente por todos. A Mesa de Honra foi composta pelo presidente do HSJ, Vicente Pereira da Silva, anfitrião geral da solenidade, juntamente com as seguintes autoridades: o presidente do Conselho Metropolitano de Uberaba da Sociedade de São Vicente de Paulo, João Batista Alves; o representante do Conselho Central de Ituiutaba da SSVP, Kleiber Alan Kardec; o Presidente da Comissão de Voluntários ABRACE O HOSPITAL SÃO JOSÉ, Valmir de Oliveira Teixeira; a Fundadora da Comissão de Voluntários, Nilva Helena de Melo Pereira; o Diretor Clínico do Hospital São José, Dr. Rodrigo Otávio Braga; a Responsável Técnica pela Enfermagem do Hospital São José, Jackeline Euzébio Cândida da Silva; o representante – no ato da inauguração – de todos os doadores de Ituiutaba e região, sr. José Dias; o Presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba, Odeemes Braz; o prefeito de Ituiutaba, Fued Dib; o prefeito de Campina Verde, Fradique Gurita; o assessor do Gabinete de Governo do Estado de Minas Gerais – SEGOV -, Joédis Marques Ferreira; o Bispo Diocesano, Dom Irineu Andreassa; o deputado federal, Tenente Lúcio; o deputado federal, Weliton Prado; o deputado estadual, Elismar Prado; a Presidente da Associação de Voluntários no Combate ao Câncer de Ituiutaba, AVCCI, Maria Aparecida Rosa Mian; o coordenador de leilões e captador de recursos para o HSJ, Sargento José Carlos Dantas; o diretor administrativo do HSJ, Cleuson de Oliveira, e a diretora administrativa contábil da instituição, Sirlene Gonçalves Ferreira.

Foram cumprimentados e agradecidos os Colaboradores do HSJ, Diretoria Estatutária e Administrativa, presidentes dos Conselhos Centrais da Sociedade de São Vicente de Paulo, Conselhos Particulares, de Obras Unidas, vicentinos, diretores do Conselho Metropolitano de Uberaba, membros do Corpo Clínico do HSJ, membros da Comissão de Voluntários do HSJ, membros da CIPA do HSJ, membros da Associação de Funcionários do HSJ, convidados, amigos e parceiros da instituição. Profissionais da imprensa e veículos de comunicação também foram cumprimentados, além da presença e o empenho do Corpo de Bombeiros e do Departamento Municipal de Trânsito de Ituiutaba, que desviou o trânsito nas imediações da Avenida 03. Além destes, também compareceram representantes de bairros, empresários, produtores rurais, entidades de classe, clubes de serviço e vereadores, que foram devidamente citados durante o cerimonial.

 

As salas foram construídas com total empenho da Comissão de Voluntários e da Diretoria do Hospital São José, unicamente com doações da comunidade. São sete salas no piso térreo do novo bloco cirúrgico, com atendimento emergencial, de nebulização, curativos e gesso, com leitos e banheiros, tudo em conformidade com as exigências da ANVISA, oferecendo espaço adequado e alinhadas aos critérios de humanização preconizados pelo Ministério da Saúde.

O presidente do HSJ, Vicente Pereira da Silva, conclama a todos os apoiadores, entidades de classe e população de Ituiutaba e região, para conhecerem a obra, a qualquer momento, observando que agora o desafio é equipar as novas salas cirúrgicas que já estão praticamente concluídas no primeiro andar da instituição. “São etapas imprescindíveis para elevarmos o HSJ à alta complexidade. Estamos muito felizes com o trabalho da Comissão de Voluntários, sempre recebendo da comunidade todo apoio necessário para continuarmos nossa missão social”, salientou.

A construção do novo bloco cirúrgico foi iniciada em março de 2015, pela Comissão de Voluntários do HSJ, numa decisão em sintonia com os objetivos da Diretoria do HSJ, mirando elevar o hospital de média para a alta complexidade. O custo estimado e inicial da obra, que inclui as novas salas emergencial, ambulatorial e cirúrgicas, é de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais).

Para o diretor administrativo do HSJ, Cleuson de Oliveira, o HSJ alcançar esse avanço será fundamental para que os casos graves de cirurgias cardíacas e neurológicas, além de outros problemas que são atendidos somente em hospitais credenciados na alta complexidade, possam ser resolvidos em Ituiutaba. A diretora administrativa e contábil do HSJ, Sirlene Ferreira, aponta que o Hospital São José está no caminho certo e que a união de todos está fazendo a diferença. Sirlene recorda que as novas salas de atendimento ambulatorial e emergencial, que foram inauguradas, assim como a construção das novas salas de cirurgia do novo bloco cirúrgico, são de grande importância à comunidade, não apenas para que as cirurgias da alta complexidade possam ser realizadas em Ituiutaba, mas também porque trata-se de uma contrapartida no processo de revitalização de todo o Hospital São José.

O presidente da Comissão de Voluntários, Valmir de Oliveira Teixeira, destacou que desde sua fundação, a comissão vem desenvolvendo uma série de ações voltadas à arrecadação de recursos que foram essenciais ao resultado que é o novo bloco cirúrgico. E que, agora, finalmente a população já está desfrutando de parte desse esforço, com a inauguração das salas emergencial e ambulatorial.

Com o conjunto de novas salas do piso térreo já funcionando, diversas autoridades, empresários, populares e apoiadores estão conhecendo o novo Hospital São José, que tem cerca de 92% de seus atendimentos via Sistema Único de Saúde, o SUS, como instituição filantrópica reconhecida nas esferas municipal, estadual e federal como utilidade pública.

Artigos relacionados

RECENTES