22.3 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Ipiaçu planeja ativação do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural

O prefeito de Ipiaçu Leandro Luiz de Oliveira (Léo), esteve reunido recentemente com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Silvana Ramalho, com a Secretária de Assistência Social Roberta Oliveira e o historiador Cláudio Scarparo, para a efetivação e funcionamento do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. O prefeito Léo já se manifestou que quer investir nos bens culturais da cidade, para a preservação e resgate da memória local, para o desenvolvimento e o crescimento do município, sempre com qualidade de vida.

Uma das primeiras ações a serem tomadas é a criação da conta corrente do Fundo Municipal, que receberá os depósitos de recursos, afim de serem aplicados na manutenção e restauração de bens culturais a serem designados pela Equipe Técnica do Patrimônio Cultural e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ipiaçu.

Embora o município tenha sua emancipação recente a sua história remonta a períodos milenares com a presença de vários grupos indígenas, ainda desconhecidos da população. Os vestígios arqueológicos, encontrados em várias partes do território do município, comprovam a passagem desses grupos. No período colonial grandes fazendeiros habitaram a região, muitos ainda sem ter seu registro histórico. A maior parte dos registros escritos são do início do século XX até a presente data. Portanto há muita história a ser descoberta e preservada. Os bens culturais seja material ou imaterial são os elementos que falam e guardam parte dessas histórias através do tempo.

O Fundo também servirá para auxílio e investimentos em ações de educação a ser realizado com alunos da rede municipal de ensino.

 

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

RECENTES