21.9 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Ituiutaba – Fundada a Associação Pai Joaquim de Aruanda

Ituiutaba – Aconteceu nos últimos dias, com o apoio da Fundação Cultural de Ituiutaba, a fundação da Associação Pai Joaquim de Aruanda.

Os objetivos dessa associação é a filantropia, através de atendimentos sociais, doações, além de um fortalecimento da cultura de matriz africana.

A Umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma “religião brasileira por excelência” com um sincretismo que combina o catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.

O dia 15 de novembro, já considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda, foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.

Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a Umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais, por meio de decreto.

Já em Ituiutaba no último fim de semana, foi eleito presidente da associação, Tales Ferreira que frisou que o objetivo de se instituir oficialmente a instituição e para que se possa ampliar o atendimento cultural e social que é feito na comunidade do bairro, como distribuição de sopas, alimentos, roupas e outras assistências sociais.

Vale destacar que a Fundação Cultural de Ituiutaba foi parceira na realização da concretização do estatuto, disponibilizando toda assistência jurídica e segundo os seus dirigentes a FCI está também em parceria com outras casas e tendas de umbanda para a criação do estatuto e acompanhamento para a criação da nova Associação de Tendas e terreiros de Umbanda na cidade de Ituiutaba.

Artigos relacionados

RECENTES