31.6 C
Ituiutaba
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Mudanças na Zona Azul beneficia motoristas

Ituiutaba – Começaram a vigorar na última segunda-feira, as mudanças anunciadas pelo secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SEMTTRAM), Odeemes Braz dos Santos, no que diz respeito ao funcionamento da Zona Azul. Além da redução da área coberta pela Zona Azul, a partir de agora o usuário do sistema também poderá optar por pagar uma ou duas horas de estacionamento. Até então, só existia a opção de duas horas pelo valor de R$ 2,00.

“Desde que ainda era vereador já avaliava a necessidade de propor uma mudança para o funcionamento da Zona Azul. Quando recebi o convite para assumir a Secretaria, eu apresentei esta sugestão ao prefeito Fued Dib, que prontamente autorizou que fosse colocada em prática. São mudanças que visam tornar a Zona Azul um serviço prático, funcional e justo para aqueles que dela fazem uso”, disse Odeemes.

Com a nova configuração que começou a vigorar no último dia 04, deixam de pertencer à área de cobrança da Zona Azul, as Avenidas 7 e 19, entre as ruas 18 e 24 “Na prática, a Zona Azul é um serviço que visa o estacionamento rotativo, assegurando a todos o direito a uma vaga na área comercial, para que possam realizar suas compras, ir ao banco ou a algum outro prestador de serviço instalado na área central. Não justifica sua cobrança em locais onde predominam imóveis residenciais”, avaliou.

Proprietários de lojas, dirigentes de entidades e condutores de veículos elogiaram as novas medidas adotadas pela Prefeitura. “Venho quase todas as semanas ao centro, e em alguns momentos, o tempo de permanência na vaga é pequeno. Agora, com uma opção fracionada em uma hora por valor menor, a cobrança da Zona Azul se torna mais justa”, disse o eletricista Emerson José.

Estacionar o carro longe ou tentar encontrar uma vaga mais perto da loja. Essas eram as opções dos clientes do comerciante Firmino Crispino. “Aqui nós registramos diversas indignações nos últimos meses. Agora, com esta possibilidade de fracionamento e a volta do modelo antigo de preenchimento, tenho certeza que foi a decisão mais acertada que a prefeitura poderia adotar”, afirmou.

De acordo com a SEMTTRAM, existem vários estudos em andamento, como por exemplo, a destinação de 2% do total de vagas dentro da área azul para portadores de necessidades especiais e 5% para idosos, desde que devidamente identificados e portando o cartão, que pode ser obtido na sede da secretaria, localizada na Avenida 9, entre ruas 16 e 18, centro, abaixo do Tiro de Guerra.

Artigos relacionados

RECENTES