20.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Novo SEST SENAT Ituiutaba ampliará atendimentos de saúde e qualificação profissional

Estrutura mais ampla e moderna será inaugurada neste dia 10 de dezembro

Ituiutaba – O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugura, nessa terça-feira (10), a nova unidade de Ituiutaba (MG). A estrutura, maior e mais moderna, ampliará a oferta de serviços de saúde, a quantidade de cursos de qualificação profissional e a capacidade de atendimentos para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. A nova unidade está localizada na avenida Professor José Vieira de Mendonça, n.º 1.105, bairro Novo Mundo. A inauguração ocorrerá a partir das 16h.

Com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, o novo SEST SENAT Ituiutaba tem capacidade para realizar, por ano, mais de 53 mil atendimentos, com diversas novidades. Na saúde, além das especialidades de odontologia e de fisioterapia (que terão sua capacidade ampliada), passarão a ser ofertadas também as de nutrição e psicologia. No desenvolvimento profissional, o destaque é o simulador de direção de carreta, caminhão e ônibus, tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais.

Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, a expansão dos atendimentos no município reafirma o compromisso da instituição em elevar a competitividade dos transportadores. “Esse é um investimento que se reverterá em efeitos positivos para a atividade transportadora em uma região que é estratégica para o país e para Minas Gerais: o Triângulo Mineiro. O trabalho desempenhado pelo SEST SENAT promove ganhos de eficiência, qualidade e segurança no transporte”, diz.

Todos os cursos e atendimentos de saúde são gratuitos para trabalhadores do transporte, com cadastro ativo no SEST SENAT, e para seus dependentes. Isso porque são custeados por meio da contribuição paga por empresas e autônomos. Os serviços também estão à disposição da comunidade, para quem os valores são reduzidos em relação aos cobrados pelo mercado.

Nova estrutura

O SEST SENAT Ituiutaba tem quase 1,9 mil m2 de área construída, com infraestrutura mais moderna e sustentável. A nova edificação conta com:

  • Sala de treinamento em um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, com capacidade para 15 alunos;
  • Três salas de aula, com capacidade para 24 alunos cada uma;
  • Uma sala de treinamento de EaD, com capacidade para 18 alunos;
  • Quatro clínicas odontológicas;
  • Uma clínica de fisioterapia;
  • Uma clínica de nutrição;
  • Uma clínica de psicologia.

Além de ser mais ampla, também é mais sustentável: a unidade conta com sistema de energia fotovoltaica, iluminação em LED e depósito para armazenamento de águas pluviais, para aproveitar a água da chuva.

A inauguração faz parte do plano de expansão do SEST SENAT. Desde 2017, 23 novas unidades abriram as portas: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (RS), Sobral (CE), Itumbiara (GO), Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO), Ourinhos (SP), Votuporanga (SP), Serra (ES), João Câmara (RN), Concórdia (SC), Toledo (PR), Arapiraca (AL) e Cajazeiras (PB).

Também no dia 10 de dezembro, pela manhã, será inaugurada a unidade de Umuarama (PR). Já no dia 12 de dezembro, será a vez da nova estrutura de Itabaiana (SE).

Há 26 anos, a instituição tem trabalhado para cumprir a missão de transformar a realidade do transporte brasileiro. Desde 1993, o SEST SENAT já contabilizou mais de 135 milhões de atendimentos.

Artigos relacionados

RECENTES